Edição 2014 do ECA na Comunidade: encerramento do projeto acontece nesta sexta-feira (21)

A 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco realiza na manhã desta sexta-feira (21) o evento de encerramento da edição 2014 do projeto “Eca na Comunidade: Direitos e deveres”.

O evento acontecerá a partir das 9 horas no Palácio da Justiça, Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, com a presença do desembargador-presidente Roberto Barros, coordenador do projeto, juiz Romário Farias, além de alunos, professores e representantes das escolas e demais instituições parceiras.

Na ocasião, serão entregues certificados de participação para a comunidade escolar e as instituições parceiras do projeto, como a Polícia Militar, os Conselhos Tutelares e o Ministério Público Estadual (MPE). A apresentação musical de um aluno do Colégio Meta também está programada para acontecer durante o evento. Será exibida ainda uma vídeo retrospectiva das ações realizadas desde o surgimento do projeto, no ano de 2011.

Na edição 2014, mais de 2 mil alunos de 13 escolas públicas e privadas das zonas urbana e rural de Rio Branco, Plácido de Castro, Bujari, Senador Guiomard e Porto Acre foram beneficiados com a realização de palestras e atividades de orientação acerca dos direitos das crianças e adolescentes, violência e bullying no ambiente escolar e a importância de regras e limites na educação dos menores, dentre outros assuntos de especial relevância para a comunidade escolar.

Sobre o projeto

O projeto ECA na Comunidade tem como público alvo alunos do 6º e 9º anos das escolas públicas e particulares da capital, além de professores, coordenadores, gestores escolares e equipe de apoio de escolas públicas e particulares da cidade que ofereçam o ensino fundamental.

O projeto é executado pelo Núcleo de Apoio Técnico da 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco, sob coordenação do juiz titular da unidade judiciária, Romário Farias.

Os principais objetivos do projeto são:

  • Orientar e esclarecer a comunidade escolar acerca dos procedimentos a serem adotados nas situações de violação de direitos de criança e adolescente focalizando e resolvendo os problemas na sua origem, diminuindo a demanda de processos afetos ao assunto no judiciário;
  • Realizar um trabalho de orientação e prevenção sobre violência na escola, bullying, abuso sexual contra criança e adolescente e outros temas de interesse da comunidade escolar solicitado, previamente, por meio de ofício;
  • Sensibilizar os pais acerca da importância da parceria escola e família e da necessidade de acompanhar a vida escolar dos filhos;
  • Esclarecer para os adolescentes que o exercício da cidadania está fundamentado não apenas na garantia de seus direitos, mas também no cumprimento de seus deveres.

Serviço:
Encerramento da edição 2014 do projeto ECA na Comunidade

Quando: sexta-feira (21), às 9 horas

Onde: Palácio da Justiça (Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre), Rua Benjamin Constant

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.