Tribunal promove evento para consolidar Mapa Estratégico do Poder Judiciário

Dando continuidade ao projeto de revisão do Planejamento Estratégico 2015-2020, o Tribunal de Justiça do Acre vai promover mais uma etapa na próxima semana: a construção do Mapa Estratégico, considerado fundamental para definir os objetivos da instituição.

O que é o Mapa Estratégico

O Mapa Estratégico é uma representação gráfica da estratégia, que evidencia os desafios que o TJAC terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro. Ele mostra o caminho a ser seguido para que os resultados sejam alcançados a curto, médio e longo prazos.

O mapa é estruturado por meio de objetivos estratégicos, distribuídos de forma ordenada (perspectivas) e interligados por relações de causa-efeito.

Assim, um objetivo sempre afetará o outro, gerando numa cadeia de valor em direção à visão de futuro que está sendo definida.

mapa_estrategico_tjac_set14

O mapa contribui para que os gestores visualizem a estratégia de um jeito mais simples, garantindo coerência, já que irá facilitar todo o processo de comunicação, divulgação e apresentação da estratégia da organização.

Um exemplo disso é que se a visão de futuro é garantir acesso à justiça e qualidade dos serviços prestados nas unidades administrativas e judiciárias, é preciso definir caminhos e prioridades para que isso seja alcançado.

Dessa forma, nesse Mapa poderá constar o objetivo de eficiência operacional, ou seja, as ações que deverão ser implementadas para que as metas estabelecidas (inclusive a visão de futuro) sejam alcançadas.

Mas o que é estratégia?

De uma maneira simples, a estratégia pode ser concebia como o caminho a ser percorrido para que se chegue a um determinado lugar, para que se alcance algo que se estabeleceu como meta, como alvo.

Nesse contexto, os objetivos estratégicos que constarão no mapa, são fruto de uma série de discussões e entrevistas realizadas com magistrados e servidores durante a execução do projeto, dos macro desafios definidos e da avaliação do planejamento em vigor.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.