Programa Começar de Novo: Secretaria de Pequenos Negócios e Vepma realizam entrega de kits de cabeleireiro a reeducandos

Os reeducandos formados no curso de cabeleireiro oferecido pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) de Rio Branco receberam na terça-feira (6), kits com utensílios de salão de beleza para dar continuidade ao ofício aprendido.

A Juíza Maha Manasfi, titular da Vepma e coordenadora do Programa Começar de Novo, parabenizou os formandos e agradeceu as parcerias da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC) pelo apoio à qualificação profissional e ressocialização de reeducandos no Acre.

“Estou muito feliz por ver que as pessoas que hoje estão recebendo esses kits venceram várias barreiras e acreditaram nelas mesmas. Sou muito grata à confiança recebida da SEPN, que acreditou nesse trabalho de reinserção social e vem nos apoiando firmemente. Agradeço, ainda, o apoio recebido do Tribunal de Justiça, por meio do desembargador Adair Longuini, e ao diretor do Iapen, Dirceu Augusto, que também é um importante parceiro,” declarou.

O presidente do TJAC, além de parabenizar os reeducandos e a toda à equipe da Vepma pela qualidade do trabalho, destacou os avanços que vem ocorrendo no Tribunal em relação ao apoio às ações sociais, a exemplo do Programa Começar de Novo:

“Antigamente não havia separação entre esse trabalho de penas e medidas alternativas, focada na reinserção social e a própria execução penal, isso só foi resolvido com a criação da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas, que hoje acompanha mais de 4 mil processos e presta um serviço otimizado”, ressaltou Longuini.

O secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis, destacou que a Secretaria está sempre de portas abertas para apoiar e auxiliar essas iniciativas: “Esse é um dos projetos que a secretaria incentiva, inclusive mediando em busca de linhas de crédito”, complementou.

O diretor do Iapen, Dirceu Augusto, também parabenizou os formandos e enfatizou a relevância do trabalho prestado pela juíza e sua equipe. “A juíza Maha Manasfi tem uma preocupação especial com cada reeducando, acredita em vocês como poucas pessoas, com um entusiasmo quase juvenil, então aproveitem essa oportunidade”, finalizou.

O curso de cabeleireiro fez parte da programação de capacitação da Vepma no primeiro semestre deste ano e assegurou a formação de 13 reeducandos. Todos eles receberam kits – compostos de cadeira, lavador, secador, prancha e máquina de cortar – para iniciar seus pequenos negócios.

Selo do Programa Começar de Novo

Em agosto deste ano, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios recebeu, juntamente com outras empresas locais que apoiam a ressocialização no Acre, o Selo do Programa Começar de Novo.

A outorga da chancela é definida pela Portaria nº 49, do Conselho Nacional de Justiça, de 30 de março de 2010, segundo a qual, para receber o selo, as instituições devem ofertar cursos de capacitação ou vagas de trabalho para presos, egressos, cumpridores de penas e medidas alternativas, bem como, para adolescentes em conflito com a lei, além de comprovar a realização de cursos ou contratação dessa força de trabalho.

 

S E R V I Ç O

Vara de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco
Fórum da Avenida Ceará, nº 2692. Bairro Abraão Alab. Rio Branco-AC.
Telefone: (68) 3211-5365. E-mail: vepma-rb@tjac.jus.br.
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.