Vepma e Sebrae firmam parceria para capacitar reeducandos

A Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco, através do programa “Começar de Novo”, firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é a realização de cursos dirigidos à capacitação profissional dos reeducandos do sistema prisional do Estado.

Os cursos tiveram início no último mês de setembro e vão até o próximo mês de novembro, nas modalidades “telessala” (cursos à distância) e “oficinas” (presencial).

Na modalidade à distância, estão sendo oferecidos os cursos “Aprender a Empreender” e “Aprender a Empreender Serviços”, que buscam oferecer aos participantes a oportunidade de interagir com conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças.

Já na modalidade oficinas, os reeducandos têm à sua disposição as oficinas “SEI Planejar”, “SEI Controlar Meu Dinheiro”, “SEI Vender”, “SEI Comprar”, “SEI Unir Forças para Melhorar” e “Boas Vendas”, que buscam estimular, desde a organização e desenvolvimento de um pequeno empreendimento ao uso correto do dinheiro e às técnicas de venda de produtos e serviços.

Os cursos acontecem na sala de aula da Vara de Penas e Medidas Alternativas, no Fórum da Avenida Ceará, no horário noturno.

Com a ação, o objetivo da Vepma é facilitar a reinserção social dos reeducandos no mercado de trabalho e no convívio social, bem como incentivar o senso de empreendedorismo nos participantes.

Começar de Novo

O Programa Começar de Novo busca sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil em geral para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. O objetivo do programa é promover a cidadania e dessa forma, ajudar a reduzir a reincidência de crimes no país.

No Acre, o programa é coordenado pela juíza de Direito Maha Manasfi, titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma), da Comarca de Rio Branco. Graças às ações desenvolvidas, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre foi o primeiro estado da região Norte a receber, no último mês de agosto, a chancela do selo do programa, prevista na Portaria nº 49/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 30 de março de 2010, que estabeleceu requisitos para outorga às instituições que apóiam a idéia da ressocialização.

S E R V I Ç O

Vara de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco
Fórum da Avenida Ceará, nº 2692. Bairro Abraão Alab. Rio Branco-AC.
Telefone: (68) 3211-5365. E-mail: vepma-rb@tjac.jus.br.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.