VEPMA promove ações do Projeto Começar de Novo em Rio Branco

Coordenado pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), o projeto Começar de Novo tem promovido diversas ações em Rio Branco.

O objetivo é reinserir os reeducandos no mercado de trabalho e, dessa forma, servir como estratégia para a redução da criminalidade.

Idealizado em parceria com 3º Batalhão da Polícia Militar, o evento “Unidos pela Cidadania” ofereceu serviços para a população dos bairros Sobral, Palheiral, João Eduardo, Bahia e adjacências.

Realizada no final de dezembro do ano passado na Escola Heloisa Mourão Marques, a atividade contou com palestras sobre temas diversos, expedição de documentos, competições esportivas, teatro, cursos de manicure, de aproveitamento de alimentos, fabricação de sabão caseiro, dentre outros.

Na ocasião, a equipe da VEPMA ministrou palestras sobre a prevenção ao uso do crack, considerada a droga com maior índice de consumo e dependência e que atinge principalmente os jovens. Além disso, os próprios reeducandos realizaram corte gratuito de cabelo.

Todos os trabalhados foram superviosionados pela equipe técnica e pela Juíza Maha Manasfi, que é titular da unidade judiciária.

Curso de fuxico

No final de dezembro de 2011, o Começar de Novo promoveu o curso de fuxico, que atendeu 16 reeducandos dos regimes abertos, semi-aberto e cumpridores de pena restritiva de direitos.

O curso teve duração de dois meses e ocorreu nas dependências da própria Vara. Durante o curso, os reeducandos aprenderam a reutilizar sobras de tecidos, transformando-os em acessórios e artigos para decoração.

Trata-se de oportunidade de capacitação profissional e de trabalho para detentos e egressos do sistema carcerário, o que é fundamental para sua ressocialização e para a diminuição da reincidência criminal, em benefício de toda a sociedade.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.