Projeto Começar de Novo: TJAC discute parceria com Prefeitura de Rio Branco

O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre e o Corregedor Geral da Justiça, Desembargadores Pedro Ranzi e Samoel Evangelista, visitaram na tarde de quarta-feira (31) o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim.
 
O encontro ocorreu no gabinete do prefeito e teve como objetivo principal discutir a possibilidade de o Poder Judiciário e o Município firmarem parceria com vistas a reforçar a implantação do Projeto Começar de Novo, uma iniciativa do CNJ em todo o país voltada à ressocialização e reinserção de presos e egressos do sistema carcerário no mercado de trabalho.A reinserção de ex-detentos é considerada pelo Conselho como de fundamental importância para se evitar a reincidência dessas pessoas na criminalidade. Daí, segundo o CNJ, a necessidade de se encontrar mecanismos que possibilitem a entrada dos egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

“Precisamos encontrar ocupação para essas pessoas, para que elas não voltem à criminalidade”, enfatizou o Presidente do TJAC, sugerindo o estabelecimento de percentual de vagas para ex-detentos nas licitações de obras e serviços realizadas pelo Município. Tal mecanismo, inclusive, também foi discutido pela Direção do TJAC com o Governo do Estado.

A idéia foi bem recebida por Raimundo Angelim, que afirmou que a administração municipal é sensível ao problema e se sente honrada em participar do programa. “Este é um problema sério, que precisa ser enfrentado por toda sociedade. Contem conosco”, enfatizou o prefeito, declarando o apoio do município para tentar solucionar a questão.

Durante o encontro os Magistrados entregaram ao prefeito uma cópia do diploma concedido ao Tribunal acreano, classificado em 10º lugar entre os tribunais brasileiros ( 1º da Região Norte) que conseguiram superar 90% das metas estabelecidas pelo Poder Judiciário para o ano de 2009.

“A gente fica muito feliz quando vê o Tribunal do Acre entre os melhores do Brasil. Isso nos deixa muito orgulhosos”, afirmou o prefeito, ressaltando os avanços do Estado no cenário nacional.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.