Projeto Semana do Juiz na Escola

O encerramento da primeira edição do Projeto Semana do Juiz na Escola aconteceu na última sexta-feira (22), na Escola Humberto Soares, no bairro José Augusto, com palestra realizada pelo Juiz de Direito Luis Camolez, titular da Vara de Órfãos e Sucessões de Rio Branco. Assistiram à palestra cerca de 200 alunos dos turnos da manhã e tarde.

  

  

O Projeto é uma parceria do Conselho Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça do Acre e a Escola Superior da Magistratura do Acre. Ao longo da semana foram realizadas palestras sobre bullying, violência e evasão escolar, combate às drogas, entre outros.

O início da atividade aconteceu na terça-feira (19), na Escola Pedro Martinello, localizada no bairro Montanhês, com palestra ministrada pelo Juiz de Direito Romário Divino, da Vara da Infância e da Juventude. O magistrado abriu a programação da semana de palestras falando para mais de 100 crianças e adolescentes daquela localidade.

Na quarta-feira (20) foi a vez da Juíza de Direito Substituta Larissa Pinho, que ministrou palestra na Escola João Paulo I, no bairro João Eduardo, no período da manhã, para cerca de 40 crianças entre 10 a 14 anos de idade. À tarde esteve na Escola Mário de Oliveira, no bairro Cerâmica. Todas as turmas da escola, uma média de 350 alunos, assistiram à palestra.

  

No penúltimo dia de atividades, quinta-feira (21), o Juiz Romário Divino mais uma vez ministrou palestra, mas desta vez na Escola Jovem Boa União, no bairro Sobral. E na sexta-feira (22) o Juiz de Direito Luis Camolez realizou dinâmica diferenciada. Os alunos puderam fazer perguntas relacionadas ao tema, sem a necessidade de se identificar. As dúvidas foram diversas, especialmente sobre a maneira de como proceder para evitar o bullying na escola.

  

  

“Obter o retorno dos alunos, podendo esclarecer suas dúvidas e questionamentos, é algo gratificante e importante, porque confirma que atingimos o público com o tema apresentado e cumprimos com o objetivo de conscientização do Projeto,” enfatizou Camolez.

O Projeto Semana do Juiz na Escola aconteceu também no município de Feijó. O Juiz de Direito Substituo Manoel Simões ministrou três palestras para os alunos de Ensino Médio daquela localidade. Aconteceram na quarta (20), às 20h, e na quinta-feira (21), às 8h e 14h, no auditório do Colégio José Gurgel Rabelo.

  

  

Ao final da sua primeira edição, os organizadores do Projeto registram que aproximadamente 1000 alunos puderam assistir às palestras, conhecer mais sobre os temas abordados e tirar suas dúvidas sobre cidadania e direitos diretamente com os juízes.

 

Leia mais:

 

 

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.