VIII Caravana da Cidadania: Mutirão de serviços realiza mais de 1,7 mil atendimentos em Manoel Urbano

Desde o dia 7 de agosto a VIII Caravana da Cidadania está na estrada, percorrendo a BR 364, prestando serviços básicos e gratuitos à população que reside às margens da rodovia e dos municípios do interior. 

  

O objetivo da ação é aproveitar a abertura da estrada e oferecer serviços gratuitos, muitas vezes garantidos somente na Capital, às pessoas que vivem isoladas pelas chuvas no decorrer do inverno amazônico, quando o acesso ao interior do Estado só pode ser feito por transporte aéreo.

Nesta segunda (8) e terça-feira (9) a Caravana realizou ações no Município de Manoel Urbano. Centenas de pessoas, a maioria da zona rural e de aldeias indígenas, percorreram longas distâncias e compareceram à Escola Nazira Anute de Lima, onde foi montada a base de atendimento da Caravana.

A Caravana oferece os seguintes serviços: emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento, Casamento e Título de Eleitor. Além disso, também oferece orientação, assistência jurídica e prestação jurisdicional. 

Nos dois dias de atividade em Manoel Urbano, o Projeto Cidadão e as instituições parceiras registram a expedição de 1.053 documentos, com a realização total de 1.725 atendimentos.

O encerramento dos trabalhos foi marcado pela realização de uma cerimônia civil de casamento coletivo, que reuniu 33 casais. Os noivos foram recepcionados com música, decoração, bolo e refrigerante, tudo preparado com muito carinho pela equipe do Projeto Cidadão e os seus parceiros.

  

Nesta quarta-feira (10), a equipe de 50 pessoas envolvidas na Caravana já está a caminho do município de Feijó, onde realizará atendimentos nos dias 11 e 12 de agosto. Posteriormente, seguirá para Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Jordão.

Calendário de Atendimentos da VIII Caravana da Cidadania

1ª Etapa


  • 08 e 09/08 – Ações em Manoel Urbano.
  • 11 e 12/08 – Ações em Feijó.
  • 15 e 16/08 – Ações em Tarauacá.

2ª Etapa


  • 25 e 26/08 – Ações em Rodrigues Alves.
  • 28 e 29/08 – Ações em Mâncio Lima.
  • 01, 02, 03 e 04/09 – Ações em Cruzeiro do Sul na Expoacre Juruá.
  • 06 e 07/09 – Ações em Sena Madureira.

A VIII Caravana da Cidadania é uma realização do Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Projeto Cidadão, e conta com a parceria do Governo do Estado (Secretaria de Polícia Civil/Instituto de Identificação, Deracre e OCA); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Correios; Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Ministério Público; Defensoria Pública; Prefeituras Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Leia mais:

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.