Vara de Violência Doméstica e Familiar de Rio Branco encerra Campanha de Conscientização e Prevenção

Acontece nesta segunda-feira (10), às 15 horas, no Palácio da Justiça – Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, no Centro de Rio Branco, a solenidade de encerramento da Campanha de Conscientização e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no ano de 2012, realizada pela Vara de Violência Doméstica e Familiar da Capital.

Durante o evento será realizada a palestra “A Lei Maria da Penha e o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, a ser ministrada pela promotora de Justiça Lindinalva Dalla Costa, membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

A programação do evento também contará com a premiação dos vencedores do Concurso de Frases e Redações, promovido pela Vara de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com escolas da rede pública de ensino da capital acreana.

Estudo preliminar

Idealizada pela juíza titular da Vara de Violência Doméstica, Olívia Ribeiro, a campanha foi precedida por um estudo, realizado no ano de 2010, que mapeou as regiões da cidade de Rio Branco com maior índice de registros de agressões, tendo como base os processos em tramitação na unidade judiciária.

A partir dos dados obtidos foram desenvolvidas ações específicas nos bairros com maior número de ocorrências, com o objetivo de promover a conscientização e sensibilização das pessoas quanto à gravidade da violência doméstica e familiar e a necessidade de se trabalhar a prevenção.

Dê uma volta na violência

A abertura da campanha foi marcada pela promoção da Cicleata Contra a Violência Doméstica. O evento aconteceu no mês de maio, com o slogan “Dê uma volta na violência”. Cerca de 600 ciclistas – entre eles estudantes, professores, profissionais liberais, servidores e magistrados da Justiça Estadual – percorreram algumas das principais ruas dos primeiro e segundo distritos de Rio Branco, buscando chamar a atenção da sociedade para o problema da violência doméstica contra a mulher.

Em seguida, foram ministradas palestras em 16 escolas da rede pública de ensino, localizadas em bairros estrategicamente selecionados. Os eventos contaram não apenas com a participação dos estudantes, mas também de seus pais e de membros da comunidade.

Nesses encontros, a juíza Olívia Ribeiro e sua equipe de servidores abordaram temas como a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), a história dos movimentos sociais no Brasil, machismo e patriarcalismo.

Na última fase da campanha, os estudantes foram convidados a participar de um concurso de redações e frases sobre o tema da violência doméstica. Assim, cada escola selecionou os autores dos três melhores trabalhos nas duas modalidades, que foram avaliados pela Academia Acreana de Letras (AAL), entidade parceira na realização da campanha.

Os vencedores terão seus nomes anunciados no evento de encerramento e vão ganhar prêmios que incluem bicicletas, tablets e até mesmo valores em dinheiro. Além disso, os autores das frases também terão seus trabalhos publicados em outdoors distribuídos pela Capital.

Para a juíza Olívia Ribeiro, a campanha foi um sucesso. “Nós podemos afirmar, com certeza, que esta campanha já surtiu grandes resultados. É algo que temos dito: só a repressão não resolve o problema, então, temos que trabalhar a conscientização e a prevenção, conscientizar vítimas e agressores para que esse ciclo de violência possa ser estancado”, disse a magistrada.

Foram parceiros da Campanha de Conscientização e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher a Academia Acreana de Letras (AAL), o Rotary Club Rio Branco e a Casa da Amizade, o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretária Estadual de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), Móveis Gazin, Fiat Comauto e Banco do Brasil.

SERVIÇO

Solenidade de encerramento das atividades da Campanha de Conscientização e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no ano de 2012.
Quando
: segunda-feira (10), às 15 horas.
Onde: Palácio da Justiça – Centro Cultural do TJAC (Rua Benjamin Constant, 277, Centro. Rio Branco-AC).

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Atualizado em 30/06/2015