Vara de Penas e Medidas Alternativas busca parcerias com Detran para ressocialização de reeducandos

Ideia é firmar convênio com a autarquia estadual destinado à prestação de serviços por pessoas que cometeram crimes de trânsito.

Sob a condução da juíza de Direito Andrea Brito, a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) de Rio Branco tem buscado parcerias com organizações e instituições com vistas a promover a reinserção social e familiar de pessoas que cumpram pena no sistema prisional.

Prova disso é que nesta semana a magistrada e membros de sua equipe de trabalho estiveram na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), com o objetivo de discutir uma parceria que viabilize a inserção, em setores da autarquia estadual, de reeducandos que cometeram crimes de trânsito, como cumprimento de parte da pena.

“Estamos buscando a promoção da reeducação no fato ilícito que foi praticado, evitando, assim, novas reincidências, além de entregar à sociedade pessoas ressocializadas, que não venham a praticar os mesmos crimes”, ressaltou a juíza.

Andrea Brito enfatizou que a problemática só pode ser aplacada com o esforço conjunto e a integração dos órgãos, a fim de que se promova a conscientização e ressocialização desses reeducandos.

No encontro que teve as presenças de diretores do Detran/AC, foi explicitada a proposta do convênio. A próxima fase é a operacional, em que a Vepma irá apresentar ao Detran uma série de opções de trabalhos a serem desenvolvidos com os apenados, como palestras, formato das medidas e cursos.

Segundo o diretor-geral da autarquia, Pedro Longo, a parceria visa conscientizar condutores que cometeram crimes de trânsito para a importância do respeito às leis de trânsito. “Vamos inserir esses reeducandos para prestarem serviços em setores como o de educação de trânsito, para que tenham vivência e não voltem a praticar o mesmo delito”.

 

(Com a colaboração e foto da Assessoria de Imprensa do Detran/AC)

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.