Vara de Execuções Penais e Iapen promovem II Exposição de Artesanato

A Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de Rio Branco promove neste mês de maio, em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), a II Exposição de Artesanato dos reeducandos que cumprem pena em regime fechado nas unidades penitenciárias da Capital.

O evento acontece como parte da 20ª Edição da Feira de Flores e Mudas, realizada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária, que será realizada do dia 9 ao dia 12 de maio, no parque do Canal da Maternidade, no horário das 17h às 22h.

Os trabalhos foram confeccionados através do Projeto “Passaporte”, que tem como objetivo ajudar a desenvolver novos valores na personalidade e contribuir para aumentar a autoestima dos reeducandos. Para cada três dias trabalhados, eles têm direito à diminuição de um dia de sua pena total, em atenção ao que dispõe a Lei de Execuções Penais (Lei nº 7.210/1984).

Serão expostos objetos de artesanato em sabão, bonecas, abajures, chapéus, colchas, roupas, tapetes, porta-retratos – e até mesmo barcos, redes e tarrafas – entre outras peças que mostram os talentos individuais dos reeducandos.

Toda a produção foi feita por 3 homens e 3 mulheres que cumprem pena na Unidade de Regime Fechado nº 1 e da Unidade de Regime Fechado Feminino de Rio Branco.

O trabalho desenvolvido pela Vara de Execução Penal possibilita a redução da pena, ajuda a estimular a criatividade e a capacidade de concentração e autocontrole, bem como a resgatar a autoestima dos reeducandos, que costumam ficar ociosos a maior parte do tempo dentro das celas. Outra vantagem é o aspecto econômico, já que as peças serão vendidas pelas famílias dos apenados, o que possibilita que, mesmo encarcerados, eles possam contribuir para o sustento de seus lares.

 

Serviço

Exposição de Artesanato dos Reeducandos do Regime Fechado

Onde: o evento acontece como parte da 20ª Feira de Flores e Mudas, no Parque da Maternidade, em frente à Biblioteca da Floresta “Marina Silva”.

Quando: terça e quarta-feira (11 e 12), das 9 às 17h.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.