Vara de Execução Penal promove exposição de artesanato no Palácio da Justiça

A Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca de Rio Branco promove nestas terça e quarta-feira (11 e 12) uma exposição de artesanato produzido por reeducandos que cumprem pena em regime fechado nas unidades penitenciárias da Capital.

O material ficará exposto no Palácio da Justiça – Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre, no Centro de Rio Branco, no horário das 9 às 17 horas.

Os trabalhos foram confeccionados através do Projeto “Passaporte”, que tem como objetivo ajudar a desenvolver novos valores na personalidade e na auto-estima dos reeducandos. Para cada três dias trabalhados, eles têm direito à diminuição de um dia de sua pena total, em atenção à Lei de Execuções Penais (Lei nº 7.210).  Já o trabalho interno nas unidades penitenciárias é regulamentado pela Portaria nº 033 de 01/09/2012, editada pelo Iapen, em parceria com a VEP.

Expondo talentos

Serão expostos objetos de artesanato em sabão, bonecas, abajures, chapéus, colchas, roupas, tapetes, porta-retratos – e até mesmo barcos, redes e tarrafas – entre outras peças que mostram os talentos individuais dos reeducandos.

Toda a produção foi feita por centenas de homens e mulheres que cumprem pena na Unidade de Regime Fechado nº 1 e da Unidade de Regime Fechado Feminino de Rio Branco.

O trabalho desenvolvido pela Vara de Execução Penal possibilita a redução da pena, ajuda a estimular a criatividade e a capacidade de concentração e autocontrole, bem como resgatar a autoestima dos reeducandos, que costumam ficar ociosos a maior parte do tempo dentro das celas. Outra vantagem é o aspecto econômico, já que as peças serão vendidas pelas famílias dos apenados, o que possibilita que, mesmo encarcerados, eles possam contribuir para o sustento de seus lares.

Serviço

Exposição de Artesanato dos Reeducandos do Regime Fechado
Onde: Palácio da Justiça – Centro Cultural do TJAC (Rua Benjamin Constant, 277, Centro)
Quando: terça e quarta-feira (11 e 12), das 9 às 17 horas

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Atualizado em 30/06/2015