Vara de Delitos de Drogas participa do encerramento de curso do Proerd

“Eu aprendi a tomar as decisões certas. Quando uma coisa é ruim eu digo ‘não’. Então, tome uma boa decisão: não beba, não fume e não use drogas.” Nem parece, mas a frase foi dita por uma criança de apenas dez anos de idade, com a maturidade de um adulto.

Vinícius Feitosa se juntou a outras crianças para receber os certificados e medalhas relativos ao encerramento do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O evento aconteceu na tarde da última quinta-feira (1º) na Paróquia São Peregrino, quando diversas autoridades estiveram presentes.

Dentre elas, o juiz Elcio Sabo, titular da Vara de Delitos de Drogas e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco, e o juiz do trabalho Eduardo Galarça.

Os alunos são de comunidades carentes da Capital e integram a Escola Cantinho Bom Pastor e se somam às 92 mil já alcançadas pelo programa voltado à educação infantil, cuja proposta é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde.

“Quero dizer a cada uma dessas crianças e também aos pais: nenhuma lição é mais importante do que amor. Nunca deixe de dizer aos filhos o quanto vocês o amam. É algo que fortalece a essência da família, mas também que os afastará das drogas e dos maus caminhos. O que levamos da vida são estes momentos que estamos vivenciando hoje e a Justiça precisa estar sensível a isso”, afirmou Elcio Sabo.

O Frei Antônio Eugenio agradeceu pelo apoio da Polícia Militar (PM) e manifestou alegria com a formação de mais uma turma do Proerd. “Quero registrar minha satisfação em alcançarmos esta meta. É muito importante que as crianças tenham desde cedo o referencial. Estamos aqui promovendo a vida, a dignidade da pessoa humana. O que faz mal à saúde, faz mal ao espírito”, disse o pároco.

Eduardo Galarça também agradeceu pelo apoio dispensado pela equipe da PM e lembrou que a iniciativa não se limita ao presente. “Quero agradecer a toda a equipe do Proerd por ter nos incluído em seu cronograma. Vocês sempre estarão em nosso cronograma. Estávamos preocupados, pois não tínhamos um norte para orientar essas crianças. Estamos plantando hoje frutos que iremos colher no futuro. Parabéns a todos”, assinalou o juiz.

O que é o Proerd

O Proerd é um programa de caráter social e preventivo, colocado em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.

É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante aproximadamente quatro meses em média, nas escolas de ensino público e também privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Ao final do encontro, o responsável pela instrução do curso, sargento Antonio Souza, deu um recado aos pais presentes. “Vocês devem continuar este trabalho junto aos seus filhos, pois apenas plantamos a semente. Iremos nos aposentar brevemente e são essas crianças que irão nos substituir na sociedade. Por isso, fiquem atentos a essa tamanha responsabilidade”, alertou.

O sargento Cleissomar Anastácio, a coordenadora do Cantinho Bom Pastor, Francisca Cunha, e o representante dos pais, Almir da Mota também estiveram presentes no evento.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.