Vara Criminal de Brasiléia atinge redução recorde de processos

De acordo com recente levantamento realizado pela Vara Criminal da Comarca de Brasiléia, a unidade iniciou a segunda semana de dezembro com 150 processos de conhecimento em andamento, obtendo o melhor resultado estatístico dos últimos anos.

Sobre o balanço processual, o Juiz Hugo Torquato, que responde pela unidade, comenta os fatores que concorreram para esse resultado: “A conquista se deve à dedicação dos servidores da comarca e à gestão de ponta que vem sendo fomentada pelo Tribunal de Justiça do Acre, que coloca seus magistrados entre os mais eficientes do país”.

Segundo o magistrado, a aplicação de técnicas administrativas desenvolvidas pela iniciativa privada no gerenciamento das unidades judiciárias e a adoção de soluções criativas para o aprimoramento da jurisdição tem sido abordados com frequência em cursos e eventos da Escola Superior da Magistratura.

“É importante ressaltar que estes números são fruto do trabalho dos muitos juízes e servidores que dedicaram uma parte de sua vida à Vara Criminal de Brasiléia, bem como dos promotores e advogados atuantes na comarca, sendo digna de elogio a competente atuação dos membros da OAB designados para funcionar como defensores dativos”, afirmou Juiz Hugo Torquato.

Em dezembro de 2006 havia 908 processos de conhecimento em andamento. O número foi reduzido para 768 em 2007; 752 em 2008; e 378 processos em 2009. Em junho de 2011, quando o Juiz Hugo Torquato assumiu a unidade, por prorrogação de competência, o número de processos de conhecimento em tramitação já havia sido reduzido para 217.

De junho a dezembro, o intenso trabalho desenvolvido levou a uma queda de mais 31% no estoque processual, atingindo o número atual de 150 feitos.

Para o próximo ano, a meta da unidade é julgar, até o mês de julho, todos os processos distribuídos antes do ano de 2011.

Além disso, faz parte do planejamento do magistrado e sua equipe a implementação de um programa de prevenção ao uso de entorpecentes na cidade de Brasiléia, por meio de ações de educação, conscientização e orientação da comunidade.

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.