Tribunal Pleno realiza sessão em comemoração ao centenário de Brasiléia

Pela primeira vez em sua história, o Tribunal Pleno do Judiciário Acreano se deslocou da capital  Rio Branco para outra cidade do Estado. Como forma de comemorar o Centenário de Brasiléia, a Corte de Justiça realizou, na última sexta-feira (9), uma Sessão Extraordinária e Solene na cidade.

A sessão, presidida pelo Desembargador Pedro Ranzi (Presidente), foi dividida em dois momentos: um judicial, no qual os desembargadores  julgaram seis processos originados na Comarca de Brasiléia; e um solene, de celebração ao Centenário da Cidade, que foi fundada pela Justiça há 100 anos.

 
O evento ocorreu no Fórum Dr. Evaldo Abreu de Oliveira e foi prestigiada por diversas autoridades estaduais e municipais, além de representantes dos poderes bolivianos e peruanos. O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Pedro Ranzi, e os desembargadores Adair Longuini (Vice-Presidente), Samoel Evangelista (Corregedor Geral da Justiça), Eva Evangelista (Diretora da Escola Superior da Magistratura do Acre), Miracele Borges (Presidente da Câmara Cível), Francisco Praça, Arquilau Melo e Izaura Maia recepcionaram cerca de 150 convidados.
 

Prestigiaram a solenidade o desembargador aposentado Lourival Marques, a prefeita do município, Leila Galvão, o procurador geral de Justiça, Sammy Barbosa, as procuradoras Vanda Denir Milani e Patrícia Amorim Rêgo, o presidente da Asssociação dos Magistrados do Acre, Juiz de Direito Giordani Dourado, a procuradora do município de Rio Branco Márcia Alódio, representando o prefeito da capital, o advogado Sérgio Quintanilha, representante da OAB-AC na cidade de Brasiléia, o ex-deputado federal Wildy Viana, o empresário José Epaminondas, dentre outras personalidades do município.

Ao declarar aberta a sessão, o Presidente do TJAC  parabenizou a população pelos cem anos de existência da cidade. Ele disse que o Tribunal se sentia honrado ao homenagear o povo brasileense. "O nosso Tribunal se sente orgulhoso por participar da história dessa cidade e do seu povo", enfatizou Pedro Ranzi.

Representando a Corte de Justiça, a Desembargadora Miracele Lopes Borges fez a saudação alusiva ao centenário da cidade. Durante vários anos a magistrada atuou na Comarca de Brasiléia,  o que a levou a se emocionar durante seu discurso. "Sinto-me muito feliz em estar aqui, hoje", afirmou. Vários pronunciamentos e homenagens marcaram a solenidade.

Durante a solenidade o Desembargador Arquilau Melo fez a apresentação de  um vídeo contendo imagens históricas da passagem do Marechal Cândido Rondon pelo Acre, quando percorreu o trecho entre Rio Branco e Brasília, atual Brasiléia, com as primeiras imagens da cidade recém-criada.

A homenagem teve continuidade com a entrega de uma placa alusiva ao centenário à Prefeita Leila Galvão, feita pela Desembargadora Eva Evangelista. A solenidade foi encerrada com o descerramento também de uma placa comemorativa ao centenário afixada na entrada do Fórum.

A realização de sessões nas diversas comarcas do Estado – que visam maior aproximação da população acreana -, integra a comemoração dos 47 anos do TJAC, completados no dia 15 de junho.

O Judiciário Acreano busca despertar o sentimento de valorização da Justiça e a consciência sobre a importância do papel que desempenha na congregação do Estado Democrático de Direito no Acre.

Confira aqui a galeria de imagens do evento.

 

Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno
Processos Julgados em Brasiléia

1 – 2010.001674-3 – Embargos Infringentes e de Nulidade Criminal

Relatora: Desª. Miracele Lopes
Embargante :   Jackson José da Rocha Cardoso
Embargado :   Ministério Público do Estado do Acre

2 – 2009.003052-9 – Embargos Infringentes e de Nulidade Criminal

Relatora: Desª. Eva Evangelista
Embargante :   Marcilio Lima de Oliveira
Embargado :   Ministério Público do Estado do Acre

3 – 2010.001794-1 –  Ação Rescisória

Relator: Des. Samoel Evangelista
Autor :   Estado do Acre
Réu :   Alberto Sebastião Conde Dantas

4 – 2010.000266-5 – Embargos de Declaração em Mandado de Segurança

Relatora: Desª. Izaura Maia
Embargante :   Prefeito Municipal de Senador Guiomard
Embargadas :   Nilda Gomes da Silva e outros

5 – 2010.000581-2 – Embargos Infringentes e de Nulidade Criminal

Relator: Des. Adair Longuini
Embargante :   José Ely Honorio Geraldino
Embargado :   Ministério Público do Estado do Acre

6 – 2009.000508-3 – Embargos de Declaração em Apelação Criminal

Relator: Des. Arquilau Melo
Embargantes :   Francisco Batista de Souza e outro
Embargado :   Ministério Público do Estado do Acre

 
 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.