Tribunal de Justiça prestigia abertura da Semana Nacional de Trânsito 2015 no Acre

Desembargador Pedro Ranzi representou a Corte de Justiça Acreana no evento desta sexta-feira (18).

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), representado pelo desembargador Pedro Ranzi, prestigiou a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2015 no Acre. O ato aconteceu nesta sexta-feira (18), na Unidade de Engenharia e Educação de Trânsito do Detran-AC, situado na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco. A campanha visa conscientizar pedestres, ciclistas, passageiros e condutores a assumirem um ambiente de paz e segurança no trânsito.

secom_acre_SV_18092015-8

Com o lema “Seja você a mudança no Trânsito”, o ato de abertura da Semana Nacional de Trânsito, cujas atividades se estendem de 18 a 25 deste mês, foi conduzido pelo governador do Estado, Tião Viana, que enfatizou a necessidade de todos na luta pela redução de acidentes. “Morrem mais pessoas no trânsito brasileiro que em algumas guerras. Temos que gerar a conscientização da defesa do trânsito, da defesa da vida. O custo diário de um acidentado na UTI é de R$ 6 mil. Se os acidentes não reduzirem, um dia essa conta não vai fechar. Por isso eu agradeço cada um na luta pela educação no trânsito”, asseverou o chefe do Executivo Estadual.

“O Poder Judiciário do Acre já está atuando há 20 anos, através da Justiça Volante, no sentido de orientar a população e conscientizá-la a respeito não apenas dos acidentes de trânsito, mas principalmente na prevenção e a civilidade. Ao mesmo tempo, oferecemos um serviço em que nossas equipes se dirigem até o local do sinistro e oferecem atendimento gratuito, muitas vezes solucionando o conflito na hora com o acordo entre as partes”, destacou o desembargador Pedro Ranzi, que foi juiz titular da Vara de Delitos de Drogas e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco.

Em termos absolutos, segundo o Detran-AC, o Brasil é quarto país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. Segundo estudos do governo, em 2014, foram cerca de 50 mil mortes e quase 500 mil feridos. Somente o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um gasto de R$ 42 bilhões no tratamento de acidentados. O Acre, porém, apresenta redução do número de mortes por acidentes do trânsito em relação ao ano passado.

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e ocorre de 18 a 25 de setembro.

Os números da Justiça Volante

A Justiça Volante, núcleo do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais (Cejusc-JEC) da Comarca de Rio Branco, divulgou na semana passada o Boletim Estatístico das atividades registradas durante o mês de agosto de 2015.

No oitavo mês do ano, foram realizados 224 atendimentos, o que demonstra uma redução de 11,3% no número de ocorrências, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 256 atendimentos.

Embora evidencie um pequeno decréscimo, o índice mantém a tendência de queda no número de atendimentos em 2015, a qual já havia sido registrada no balanço de atividades do primeiro semestre do ano, que revelou uma diminuição de – até então – 14,3% no número de ocorrências.

Ao todo, 1.722 atendimentos já foram realizados em 2015, com um total de 1.233 processos registrados e autuados. No mesmo período do ano anterior, foram realizados 1.943 atendimentos, com a autuação de 1.366 processos

De acordo com a Justiça Volante, até o último mês de agosto foram realizados 685 acordos no próprio local de acidente e marcadas 548 audiências de conciliação no Cejusc-JEC. Nas duas situações são apresentados oficialmente às partes os laudos conclusivos da Coordenação de Atendimento Móvel de Perícia (Amope – Cejusc) acerca dos motivos que concorreram para o acidente.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.