Tribunal de Justiça e Ufac se reúnem para tratar sobre 66ª SBPC

O Tribunal de Justiça do Acre recebeu nessa terça-feira (1º) a visita institucional do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, acompanhado da vice-reitora, Guida Aquino. O tema principal do encontro é a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), que acontecerá no Campus da Universidade no período de 22 a 27 de julho.

Do encontro também participaram o desembargador Pedro Ranzi, corregedor geral da Justiça; os desembargadores Waldirene Cordeiro, Regina Ferrari e Júnior Alberto e o juiz-auxiliar da presidência, Cloves Ferreira.

A temática deste ano é ‘Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’. Realizada desde 1948, a Reunião é considerada o maior e mais importante evento de ciência do país.  Após a Copa do Mundo, este evento será considerado a Copa da Ciência para o Acre.

Durante o encontro, a vice-reitora apresentou as principais atrações da programação e explicou o planejamento feito pela Ufac para receber um evento deste porte.

A expectativa de público diário é, em média, de 12 mil pessoas, das quais, 3 mil virão de outros estados e países. O evento traz ainda uma novidade importante para a comunidade acadêmica brasileira. Segundo a vice-reitora, que preside a Comissão Executiva Local da 66ª Reunião Anual da SBPC, “Pela primeira vez no Brasil, iremos ter a participação das associações científicas da China, dos Estados Unidos e da Europa.”.

O reitor da Ufac destacou a importância do evento para o estado. “Este evento é multidisciplinar. Abrange todas as áreas do conhecimento. Após a Copa do Mundo, será considerado a Copa da Ciência e da Tecnologia para o Acre”, afirmou Minoru Kinpara.

O presidente Roberto Barros agradeceu a visita e anunciou que o TJAC irá incentivar seus membros e servidores a participar do evento. “Nós teremos uma reunião com os juízes onde iremos divulgar este importante evento para o estado do Acre.”.

Futuras parcerias

Na ocasião, além da realização da SBPC, o desembargador Roberto Barros apontou a importante parceria que o TJAC tem com a Ufac na área de estágios. “Nós já temos uma parceria permanente na área de estágios, o que é fundamental para o aprendizado dos acadêmicos e também para o desenvolvimento do nosso trabalho”.

O intuito agora é ampliar este convênio entre as instituições. “Vamos construir juntos um termo de cooperação que possa ofertar vagas para os cursos de mestrado e doutorado para os nossos magistrados e servidores. A possibilidade de fazer esse convênio com a Universidade Federal do Acre é fantástica” afirmou Roberto Barros.

Ao final do encontro, as autoridades trocaram cortesias, com a entrega de um brinde sobre o evento (pela Ufac) e as revista alusiva aos 50 anos (pelo Tribunal).

66ª Reunião Anual da SBPC

A programação científica do evento abrange conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres.

Além disso, a SBPC oferece outras atividades, como a SBPC Jovem (voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

Uma das atrações culturais confirmadas para o evento é o cantor João Donato.
Haverá ainda espaço para Sessão de Pôsteres e Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC); SBPC Indígena e Dia da Família na Ciência.

Inscrições

Os interessados em participar da 66ª Reunião Anual da SPBC devem realizar a inscrição através do site http://www.sbpcnet.org.br/reunioes/riobranco/inscricao/ e informar o CPF.

A programação do evento encontra-se disponível no site http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/sobre/programacao.html

Os participantes terão a oportunidade de realizar mini-cursos durante o evento. A lista completa está disponível no site http://www.sbpcnet.org.br/riobranco/arquivos/listamc.pdf

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.