Tribunal de Justiça do Acre inicia ações pela saúde da mulher no Outubro Rosa

Durante o mês serão realizadas Blitz da saúde, rodas de conversas, campanha de doação de lenços, aulão de funcional e um sarau.

As ações de conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, desenvolvidas no mês de outubro, ganharam amplitude no âmbito do Poder Judiciário do Acre, com cuidados gerais com a saúde da mulher. Ao longo do mês serão desenvolvidas atividades com objetivo de promoção da saúde e estimulo à qualidade de vida das servidoras e servidores da Justiça acreana.

Nesta terça-feira, primeiro dia do Outubro Rosa, mulheres e homens vieram vestidos da cor símbolo do movimento. Na Escola do Poder Judiciário (Esjud) foi feito o anúncio da programação e também foi disponibilizada a Blitz da Saúde, com aferição da pressão arterial, verificação de glicemia, testes rápidos, agendamentos do exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU) e outros.

Programação

Este ano foi retomada a campanha “Lenços da Solidariedade”, com objetivo de arrecadar lenços para pacientes em tratamento de câncer. Quem quiser doar, pode deixar no Centro Médico do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), ou na Gerência de Comunicação (Gecom).

Já na próxima semana, dia 10, das 8h às 12h, acontecerá uma roda de conversa sobre autoestima feminina, com assistente social, psicóloga e fisioterapeuta. Na ocasião haverá agendamento de ultrassonografia e mamografia, sorteio de brindes e a Blitz da Saúde também estará presente.

Ainda serão realizados um aulão de funcional e o Sarau “Momentos delas”, nas duas últimas semanas do mês. O sarau está previsto para o dia 24 de outubro, às 16h, no Restaurante do Servidor, e terá música ao vivo, sorteio de brindes e bate papo sobre prevenção.

Prevenir é o melhor remédio

O diagnóstico precoce e prevenção são as melhores soluções para garantia da vida com qualidade e saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto no início.

A servidora da Diretoria de Logística (Dilog) do TJAC, Júlia Ramos, reconheceu a importância dessas ações incentivando os cuidados com saúde, especialmente, para detecção precoce de doenças. “A prevenção é muito importante para identificar a doença em uma fase inicial, o que ajuda na eficácia do tratamento e até na preservação da própria vida”, disse Ramos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.