TJAC realiza solenidade de descerramento do quadro da Des.ª Izaura Maia na Galeria de Presidentes

Na próxima sexta-feira (18), o Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, conduz a solenidade de descerramento do quadro da Desembargadora Izaura Maia na Galeria de Presidentes da Corte.

O evento acontecerá no Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco, às 15h, e deve reunir magistrados, servidores, amigos e familiares da homenageada.

A Desembargadora presidiu o TJAC no biênio 2007-2009. Essa homenagem, tradição na Corte, ocorre a cada dois anos, sendo que o atual presidente inaugura o quadro do presidente anterior. Solenidade idêntica ocorre em outras Cortes, como o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior do Trabalho.

A Galeria de Presidentes reúne atualmente 22 quadros, que correspondem aos 22 presidentes da Corte Acreana desde 1963, ano de instalação do TJAC. O primeiro quadro da Galeria pertence ao Desembargador Paulo Ithamar Teixeira, Presidente do TJAC no período de 1963 a 1969.

A Galeria integra o acervo de artes do Palácio da Justiça e fica localizada no hall de entrada do prédio, um dos pontos visitados pelos turistas no centro histórico de Rio Branco e espaço para realização das cerimônias do Judiciário Acreano.

Trajetória

Natural de Rio Branco, a Desembargadora Izaura Maria Maia de Lima formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre, no ano de 1977. Cursou Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com tese defendida em 1983, e atualmente cursa Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Antes de chegar à Magistratura, atuou como professora de 1º e 2º Graus no Acre; advogada, assessora jurídica e secretária geral administrativa do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA AC/RO; professora da Escola Superior da Magistratura do Estado do Acre (ESMAC); assessora jurídica da Câmara Municipal de Senador Guiomard (AC); professora e diretora do departamento de Direito da UFAC; e procuradora geral do município de Rio Branco, no período entre 1993-1996.

Ingressou na Magistratura Acreana em 2003. Foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre no período de 2005 a 2007, quando também exerceu a Presidência da Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Posteriormente, entre fevereiro de 2007 e fevereiro de 2009, exerceu a Presidência do TJAC.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.