TJAC promove workshops com diretorias para garantir maior otimização e eficiência

Intuito é alcançar patamar de excelência na área de gestão, maior nível de profissionalização e qualidade nos serviços.

Com visão de futuro, mas trabalho no presente, a atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre tem realizado rotineiramente workshops com todas as diretorias, dando-lhes não apenas condições de expor os seus trabalhos, mas também de alcançar maior nível de profissionalização e qualidade nos serviços.

Nos workshops concebidos e conduzidos pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, os diretores, gerentes, assessores e secretários da Instituição assumiram a condição de protagonistas das apresentações. Ou seja, eles tiveram oportunidade de falar sobre suas rotinas de trabalho, a dinâmica dos setores, objetivos e planejamento para o exercício de 2016. Ao mesmo tempo, em todas as ocasiões discutiu-se como isso deveria estar alinhado às diretrizes da gestão, para que se obtivessem os melhores resultados no menor tempo possível.

A presidente do TJAC destacou a relevância dessa iniciativa inovadora para o fortalecimento do Poder Judiciário. “Estamos buscando permanentemente e implementando patamar de excelência na área administrativa e judiciária, para otimizar os serviços e garantir maior eficiência”.

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A desembargadora frisou a necessidade “de todos falarem a mesma linguagem, saberem o que acontece nos outros setores e não apenas na sua unidade, em uma moderna visão holística”.

Também que é preciso “estabelecer nos ambientes uma sincronicidade e harmonia, de maneira que haja uma gestão atuante e participativa, em que todos possam participar da tomada de decisões e contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho”.

Raimundo José, que está à frente da Diretoria de Tecnologia da Informação, enalteceu a atual gestão do Tribunal que, segundo ele, não tem medido esforços para potencializar as atividades do seu setor. “Os workshops, treinamento e capacitação constantes transformam o conhecimento em soluções e produtos institucionalizados para alcançar as determinações, metas, objetivos e diretrizes da Administração do TJAC”, explicou.

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O diretor de Estratégia, William Abud, considerou que a partir da realização das atividades “é possível dar melhor encaminhamento às demandas internas e externas, para que se coloque em prática o Plano de Gestão, se avalie quais devem ser os encaminhamentos e se defina as prioridades a serem perseguidas pelos gestores”.

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Para o diretor de Logística, Antonio Flores, os workshops sinalizam “o nível de profissionalismo que se tem adotado pela Presidência do Tribunal”, já que permite o crescimento individual e coletivo do seu corpo funcional, que será “traduzido em resultados concretos tanto no âmbito da Instituição, quanto na sociedade”.

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O diretor judiciário, Victor Miguéis, assinalou que depois dessa iniciativa, ele, seus gerentes e as equipes de trabalho puderam “planejar de modo mais qualitativo as rotinas de trabalho, alcançando mais agilidade, com a diminuição do tempo para realização das tarefas, e o cumprimento mais eficaz dos objetivos traçados”.

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Guilherme Duarte, diretor de pessoas, frisou que a ação revelou a potencialidade dos servidores, que passaram “a evidenciar seus talentos, expor o seu conhecimento e capacidade, e dar sugestões para a solução dos problemas que surgem na administração”.

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Ao elogiar a ideia da Presidência, Aparecida Bardales, gestora da Diretoria Regional do Vale do Alto Acre, informou que a partir dos workshops “planejou ações conjuntas com sua equipe, passando desenvolver uma filosofia de maior comprometimento com os supervisores da unidade”. Segundo ela, foi “a partir daí que foram fixadas metas e prazos, maior envolvimento dos profissionais e articulação para a execução nas datas previstas, controle e atendimento das demandas”.

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O diretor Francisco Rocha ressaltou que foi com essa iniciativa da atual gestão “foi um divisor de águas na história da Diretoria de Finanças”, pois lhe oportunizou uma verdadeira transformação, já que “deixou de ser um setor de pagamento e ampliou a atuação, passando a atuar na arrecadação das custas e outros créditos do Judiciário”. A medida vai ao encontro do programa de autonomia financeira – uma das diretrizes da atual Administração do Tribunal.

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“Essas atividades inovadoras da Presidência vão ao encontro do aperfeiçoamento do processo de comunicação. Dessa forma, os gestores passam a evitar os ruídos na informação, comunicando-se adequadamente, e potencializando o desenvolvimento da Instituição, e o fortalecimento da sua imagem interna e externa”, afirmou o diretor de Informação Institucional, Marcos Alexandre.

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Em todos os workshops  realizados no período compreendido entre 2015 e 2016 os gerentes, assessores e secretários puderam expor sua opinião, ideias, troca de experiências e compreensão das metas e objetivos de seus respectivos setores.

Eles também puderam trocar experiências sobre as boas práticas administrativas, as dificuldades enfrentadas no trabalho e, sobretudo, apontar caminhos que possibilitem a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Além dos workshops,  a gestão 2015-2017 também realizará as reuniões quadrimestrais de alinhamento estratégico (RAE´s), relativas ao planejamento estratégico do Tribunal de Justiça para o sexênio 2015-2020.

 

 

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Fonte: Atualizado em 19/07/2016