TJAC participa do 2º Workshop dos Gestores Nacionais das Metas de Nivelamento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou nesta quarta-feira, 05, em Brasília (DF), o 2º Workshop dos Gestores Nacionais das Metas de Nivelamento. O evento tem como objetivo avaliar, com representantes dos tribunais brasileiros, as iniciativas para garantir o cumprimento da Meta 2 do Judiciário, de julgar ainda este ano todos os processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005.

A abertura do evento, que se estenderá até amanhã, 06, foi realizada pelo Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Gilson Dipp. O Presidente do CNJ, Ministro Gilmar Mendes, fará a abertura dos trabalhos na quinta-feira. O workshop, realizado na Escola Superior da Magistratura da 1ª Região (ESMAF), é voltado para magistrados responsáveis por ações de conciliação e pelo cumprimento da Meta 2, além de assessores de comunicação de tribunais. Representando o Tribunal de Justiça do Acre, participa do evento o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Samoel Evangelista.

Na ocasião os participantes também irão discutir o planejamento da Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá no período de 14 a 18 de setembro deste ano, especificamente para os processos que ingressaram na Justiça até 31 de dezembro de 2005. O objetivo é tentar resolver os litígios por meio de um acordo entre as partes envolvidas nesses processos, de forma a contribuir para o cumprimento da Meta 2.

Também participam do Workshop o Secretário Geral do CNJ, Rubens Curado, os juízes auxiliares da Presidência do Conselho, Marivaldo Dantas e Paulo Cristóvão e a juíza auxiliar da Corregedoria, Salise Sanchotene. No evento serão apresentados alguns dos resultados já obtidos a partir de ações colocadas em práticas pelos tribunais para dar vazão aos processos distribuídos até 2005.

Também serão propostas ações a serem desenvolvidas ao longo deste segundo semestre, para garantir que até 31 de dezembro deste ano a Meta 2 do Judiciário seja cumprida.  O Workshop ainda discutirá a importância da comunicação para a Semana da Conciliação e o pleno cumprimento da meta nacional.

Confira, abaixo, a íntegra da programação do 2º Workshop dos Gestores Nacionais das Metas de Nivelamento.

Quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Local: ESMAF – Escola Superior da Magistratura Federal da 1ª Região
Horário: 9h às 17h45min
Convidados: Gestores da Metas
Objetivo: Avaliação das iniciativas para alcance da Meta 2

9h – Credenciamento.

9h20min – Composição da Mesa.

9h30min – Abertura (10min). Ministro Gilson Dipp – Corregedor Nacional de Justiça.

9h40min – Apresentação e avaliação dos resultados – “Processômetro” (1h). Juiz do Trabalho Rubens Curado – Secretário-Geral do CNJ.

10h40min – Ações realizadas e dificuldades (30 min). Condução – Cláudio Gomes de Oliveira – DGE/CNJ.

11h10min – Apresentação dos resultados do debate (1h). Gestores das Metas. Condução – Juíza Salise Sanchotene – Juíza Auxiliar da Corregedoria do CNJ.

12h10min – Almoço (1h).

13h10min – Ajuste do Planejamento inicial  (3h35min). Estratégias para remoção dos obstáculos e alcance dos resultados. Cláudio Gomes de Oliveira.

16h45min – Apresentação das Propostas para o segundo semestre (1h). 

17h45min – Encerramento. Juiz Paulo Cristóvão – Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ.

 

Quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Local: ESMAF – Escola Superior da Magistratura Federal da 1ª Região.
Horário: 9h às 18h.
Convidados: Coordenadores da Conciliação e Assessores de Comunicação.
Objetivo: Planejamento da Semana Nacional de Conciliação.

9h – Credenciamento.

9h20min – Composição da Mesa. 

9h30min – Abertura (10min). Ministro Gilmar Mendes – Presidente do Conselho Nacional de Justiça.

9h40min – Palestra – Histórico do movimento pela conciliação e apresentação da Campanha Meta 2 – Juíza Salise Monteiro Sanchotene.

10h – Importância da Comunicação para a Semana de Conciliação Meta 2. Marcone Gonçalves, Assessor de Comunicação do CNJ, e Patrícia Vidal, Assessora de Comunicação do CNJ-Substituta.

10h40min – Palestra “Magistrado e Assessor de Comunicação: Parceria Estratégica”. Madeleine Rose Déa Maria Freitas Lacsko, Coordenadora da Rádio Justiça (STF). 

11h – Apresentação de Case. Apresentação de um caso de sucesso no trabalho conjunto entre juízes responsáveis por conciliação e assessores de comunicação de Tribunal.

12h às 13h30min – Almoço.

13h30min – Apresentação do Sistema Informatizado da Conciliação. Juiz Paulo Cristóvão de Araújo Silva Filho. 

14h – Início do trabalho em grupo – Discussão do Plano de Ação da Semana de Conciliação. Grupos de Magistrados e Grupos de Assessores de Comunicação.

16h30min – Intervalo.

17h – Sistematização do Planejamento da Semana de Conciliação e Estratégias de Comunicação.

17h45min – Entrega de materiais a serem distribuídos na campanha em cada estado, a cada assessor de comunicação presente. 

18h – Encerramento. Juiz Marivaldo Dantas de Araújo – Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ.

(Com informações da Agência CNJ de Notícias). 

   

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.