TJAC inicia nesta semana abertura das comemorações dos 50 anos

As comemorações pelos 50 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre terão início oficialmente nesta semana. Na próxima sexta-feira (14), o desembargador-presidente Roberto Barros conduzirá na sede da instituição a sessão solene que marcará a abertura, à qual se somará o lançamento de selo e carimbo postais alusivos ao cinquentenário do TJAC.

A programação, no entanto, se estenderá no decorrer de todo o ano de 2013. Haverá o lançamento de uma exposição itinerante para rememorar a história do Judiciário Acreano nos últimos 50 anos; homenagens às instituições parceiras do Tribunal; um evento destinado a homenagear os servidores do Poder Judiciário; lançamento de uma Agenda Ambiental, com todas as ações previstas (coleta seletiva, campanha de conscientização sobre o consumo de água e energia etc), além de uma publicação impressa e de um videodocumentário.

Ao mesmo tempo em que a história do Tribunal reflete a própria consolidação do Estado, representa a garantia do Estado Democrático de Direito e a efetiva distribuição da Justiça em todos os municípios acreanos.

Isso por si só já bastaria para comemorar o cinquentenário, mas ainda há outros motivos: como a virtualização de todas as unidades judiciárias do 1º Grau e a construção da Cidade da Justiça, que devem ser alcançados ainda nesta gestão.

Virtualização

O TJAC já concluiu a virtualização de todos os processos que tramitam na Comarca de Rio Branco. Agora, só resta a Comarca de Assis Brasil se integrar ao sistema de processo eletrônico, a fim de que todas as unidades judiciais de 1º Grau do Estado estejam virtualizadas, o que deve acontecer ainda neste ano.

Considerada uma das metas prioritárias do Poder Judiciário do Estado do Acre, o projeto de virtualização vai garantir maior rapidez, segurança e eficiência no trâmite processual.

A comunicação é mais segura e acessível, já que permite divulgar na Internet na grande Rede – com amplo acesso à população -, os dados básicos de todos os processos em tramitação, incluindo o interior do teor das decisões.

Ao otimizar a tramitação dos processos, o sistema virtual facilita o acesso de advogados e partes aos recursos digitalizados. Antes, esse acesso só podia ser feito no horário de funcionamento das varas e fóruns, e agora pode ser realizado 24 horas por dia, de qualquer computador, em qualquer lugar com acesso à Internet.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.