TJAC finaliza processo de conversão do Projudi para o e-SAJ na Vara de Violência Doméstica

O Tribunal de Justiça do Acre finalizou o processo de conversão do sistema Projudi para o e-SAJ na Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Rio Branco. O procedimento foi realizado após uma semana de treinamento dos servidores.

Primeira da Justiça Estadual a aderir à virtualização, a unidade tem como titular a Juíza Olívia Ribeiro. "A Vara começa a operar por meio de um programa moderno e mais seguro", ressaltou o Diretor de Tecnologia da Informação do TJAC, Roberto Romanholo.  

Antes de ser feita a conversão, os servidores participaram de um treinamento com técnicos da empresa responsável pelo processo de virtualização das comarcas do Estado. Os funcionários continuam sendo acompanhados por técnicos de informática do TJAC, e pelos representantes da empresa que implantará o sistema em definitivo.

A virtualização dos processos, um dos principais objetivos da atual Direção do TJAC, representa um marco na história do Judiciário estadual, que passará a eliminar gradativamente o processo de papel em suas unidades judiciárias. O treinamento aplicado a servidores da Vara de Violência Doméstica será estendido a todas as unidades do Poder Judiciário.  

Nos próximos meses, a próxima unidade judiciária a ser contemplada com a medida é a Vara de Execuções Penais de Rio Branco, cuja titular é Juíza de Direito Maha Manasfi.

Enquanto se adptam ao novo programa, os servidores da Vara de Violência Doméstica elogiam os avanços do TJAC rumo à tecnologia da informação. “Esse programa é completo e possibilita uma forma de consulta mais tranqüila e rápida. Sem contar com a segurança”, diz a escrivã Evany Vieira.

  

O que é o e-SAJ

O portal e-SAJ é uma solução especialmente desenvolvida para a Internet, que facilita a troca de informações e agiliza o trâmite processual por meio de diversos serviços voltados para os advogados, cidadãos e serventuários da Justiça. 

Tendo como principal objetivo a completa informatização da Justiça, o portal é um importante canal de comunicação do Judiciário, responsável por fornecer respostas mais rápidas e eficientes.

Serviços integrantes

Totalmente amparados pela Lei 11.419/06, os serviços oferecidos pelo Portal e-SAJ viabilizam a completa informatização do processo judicial, com a adoção do meio eletrônico para armazenamento, tramitação, comunicação e transmissão de documentos e arquivos digitais.

Os serviços virtuais são revestidos por todos os requisitos de segurança exigidos pela lei, como certificados e assinaturas digitais e protocolização eletrônica de documentos. Isso assegura uma prestação jurisdicional cada vez mais transparente, especializada e acessível aos cidadãos.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.