TJAC entrega Selo Enasp às Varas do Tribunal do Júri de Rio Branco

O Tribunal de Justiça do Acre promoveu nesta sexta-feira (24) a entrega do Selo de Bronze às 1ª e 2ª Varas do Tribunal de Júri da Comarca de Rio Branco – que se notabilizaram no alcance das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

O ato foi conduzido pelo desembargador-presidente Roberto Barros e teve as presenças dos juízes Leandro Gross e Alesson Braz, respectivamente titulares dessas duas unidades judiciárias.

Membros do Ministério Público Estadual (MPAC), da Defensoria Pública do Estado, advogados e servidores do Poder Judiciário também prestigiaram o evento.

Antes de proceder com a entrega do Selo aos dois magistrados, Roberto Barros recebeu a imprensa e ressaltou a importância desse reconhecimento nacional.

“É um momento de felicidade e comemoração com os juízes e servidores e não menos importante, com as funções essenciais da Justiça (advogados, promotores e defensores). Esta é uma atuação do Judiciário em relação aos crimes dolosos – assim como temos feitos em outras áreas (cível e juizados), no sentido de julgar os processos rapidamente e com qualidade”, disse o presidente.

Titular da 1ª Vara do Tribunal de Júri e gestor estadual das metas Enasp do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz Leandro Gross destacou o sucesso obtido nacionalmente pela unidade.

“É uma satisfação receber esse Selo como reconhecimento pelo alto desempenho que tivemos na Semana Nacional do Júri realizado no primeiro semestre e por figurarmos em segundo lugar entre todos os tribunais no julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Acima de tudo, estamos dando uma resposta à sociedade julgamento de modo rápido esse tipo de crime”, afirmou o magistrado.

Ele ainda aproveitou o ensejo para elogiar e estender a premiação aos servidores que atuam na 1ª Vara, a quem chamou de “extraordinários”.

O juiz Alesson Braz agradeceu ao presidente pela promoção na carreira da Magistratura, que o credenciou à titularidade da 2ª Vara do Tribunal de Júri.

“Quero agradecer a confiança em mim depositada em ter ser sido promovido do interior para a Capital e dizer que vamos continuar trabalhando com afinco para alcançar os melhores resultados. Pode contar conosco”, declarou.

Ao final do evento, as autoridades e servidores posaram para um foto na escadaria do Fórum Barão do Rio Branco, que registrou o momento histórico vivenciado pela instituição.

O Selo Enasp

O CNJ, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério da Justiça instituíram o Selo de Bronze – destinado a premiar os tribunais de Justiça que mais se notabilizaram o alcance das metas.

O Judiciário do Acre se destacou no cumprimento das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

Somente as unidades que julgaram todos os processos designados para a I Semana Nacional do Júri (ocorrida em março deste ano) tiveram esse reconhecimento.

Comarcas premiadas com o Selo de Bronze:

  •     1ª Vara Criminal de Cruzeiro do Sul – Comarca Enasp
  •     1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco
  •     2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco
  •     Vara de Bujari
  •     Vara Criminal de Sena Madureira
  •     Vara Criminal de Tarauacá
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.