TJAC e ESMAC inciam atividades da IV Jornada de Estudos e do Fórum Estadual do Judiciário para a Família

O Tribunal de Justiça e a Escola Superior da Magistratura do Acre (ESMAC) iniciaram no final da tarde dessa quinta-feira (25) a IV Jornada de Estudos, com ênfase no Fórum Estadual do Judiciário para a Família.

O evento que se estende até este sábado (27) foi bastante prestigiado por magistrados, servidores e representantes de outras instituições. O desembargador-presidente Adair Longuini procedeu com a abertura dos trabalhos, e enfatizou a relevância que a Esmac assume no Judiciário Acreano.

“A Escola é fundamental para o contínuo aperfeiçoamento de nossos magistrados, o que contribui para que a nossa prestação jurisdicional junto aos cidadãos seja cada vez mais eficiente. Em nossa gestão, como também na anterior do desembargador Pedro Ranzi, temos apoiado as iniciativas da Esmac, tanto que a incluíamos em nosso orçamento para o ano que vem”, ressaltou.

Diretora da Esmac, a desembargadora Eva Evangelista destacou a representatividade do momento para a Magistratura Acreana. “Há dez anos atuo como diretora desta Escola (não contínuos) e me sinto honrada e feliz pelos resultados alcançados até aqui. Quando viajo para encontros, como o Copedem, recebo elogios ao nosso trabalho, inclusive no quesito evasão. Esse tem sido um problema grave enfrentado por muitas escolas judiciárias do Brasil, que não encontramos aqui na nossa. E a razão principal é que o acolhimento que temos aqui: os juízes se sentem em casa, como se esta fosse a extensão de suas casas”, justificou.

Eva Evangelista aproveitou o ensejo para anunciar oficialmente que o desembargador Francisco Djalma será o novo diretor da Esmac, para o biênio 2013-2015. O magistrado foi escolhido pelos membros da Corte de Justiça, em sessão do Tribunal Pleno Administrativo.

Coordenador científico desta Jornada, o juiz Daniel Bonfim apresentou o palestrante Gildo Alves de Carvalho Filho. Este é magistrado do Tribunal de Justiça do Amazonas, e apresentou um painel acerca da experiência da conciliação na área de família.

Nesta sexta-feira (26) estão sendo realizados painéis e mesas redondas sobre a evolução social do conceito de família. O desembargador Raduan Miguel Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia, discutirá tratará sobre direito das famílias na visão contemporânea.

O encerramento das atividades acontecerá neste sábado (27), com o curso de Capacitação em Mediação Familiar, ministrado pelo Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Sul, advogado Conrado Paulino Rosa.

O evento é destinado aos magistrados e servidores do Poder Judiciário, e tem por objetivo permitir o aperfeiçoamento na prestação dos serviços jurisdicionais.

Todas as atividades acontecem sala de aula do Centro de Capacitação do Poder Judiciário (CECAP).

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.