TJAC desenvolve projeto de ginástica laboral na Comarca de Rio Branco

Atento ao contexto funcional de seus magistrados e servidores e à importância de se investir na qualidade de vida do seu capital humano, o Tribunal de Justiça vem desenvolvendo há quase dois meses projeto de Ginástica Laboral nas unidades judiciárias da Comarca de Rio Branco.

O objetivo principal do projeto é atuar de maneira preventiva e promover a saúde do trabalhador no seu próprio ambiente laboral, considerando seus inúmeros benefícios ao proporcionar um melhor preparo para a rotina profissional, através de exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos.

Semanalmente o fisioterapeuta Uriel Rodrigo Costa Borges, da equipe do Centro Médico do TJAC, visita as unidades da Capital para executar sessões de ginástica laboral. Conforme o planejamento do fisioterapeuta, para começar bem o dia, as atividades iniciam às 7h e seguem até às 9h, envolvendo magistrados e servidores de todas as unidades.

Às segundas, a atividade acontece nos Juizados Especiais Cíveis; às terças, no Fórum Barão do Rio Branco; nas quintas, na Sede do TJAC; e, às sextas-feiras, no Juizado da Infância e Juventude e no Fórum Criminal. De acordo com o relatório de atividades do primeiro mês de execução do projeto, cerca de 150 pessoas, entre magistrados e servidores, estão participando da programação.

Apesar de a prática ser recente, o público das sessões aprovou a iniciativa e disse que o aumento da disposição e produtividade já é perceptível: “Essa é uma prática que já vem sendo adotada em grandes empresas e fico contente que tenha sido introduzida aqui também”, disse Fátima Soares, uma das participantes.

Satisfeita com a atividade, a servidora ainda fez questão de ressaltar: “gostaria que fosse feito mais de uma vez na semana, pois além da sensação de bem-estar, tenho percebido uma grande melhora na qualidade do meu trabalho”.

A servidora Maria Gomes, que recentemente passou por procedimento cirúrgico na coluna, também partilha da mesma opinião: “não há o que reclamar, os exercícios têm ajudado bastante na minha recuperação e quase não sinto mais dores”.

Ao final das sessões, o fisioterapeuta Uriel Borges expõe uma mensagem positiva para reflexão dos participantes, a fim de que os servidores harmonizem corpo e mente para iniciar bem o dia. Na avaliação do profissional, um dos principais fatores para o desconforto no ambiente de trabalho é a ansiedade.

“Nos últimos meses, doze pessoas foram atendidas no Centro Médico apresentando lesões, sendo a principal delas na cervical (cervicobranquialgia), que é uma tensão no pescoço e nos braços”, relatou o fisioterapeuta. Ele ainda explicou que “cerca de 90% desse tipo de lesão é causada, entre outros motivos, pela ansiedade”, o que demonstra a importância de se praticar exercícios físicos e aprender técnicas de respiração.

Assim, Uriel Borges considera que os “exercícios praticados durante as sessões de ginástica laboral, em sincronia com a respiração abdominal, aliviam as tensões e estimulam a pessoa a desenvolver com vitalidade a sua atividade”.

O projeto de Ginástica Laboral integra o Programa de Saúde Preventiva, desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos, com apoio técnico do Centro de Médico do TJAC e o Escritório de Projetos do TJAC. Também fazem parte do programa os projetos Controle de Pressão Arterial e Diabetes, Prevenção ao Câncer de Colo Uterino, e Campanhas de Vacinação.

Ginástica Laboral e seus principais benefícios

  • – Previne as doenças ocupacionais;
  • – Possibilita melhor utilização das estruturas do corpo com maior eficiência e menor gasto de energia em cada movimento;
  • – Melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
  • – Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho;
  • – Redução da sensação de fadiga no final da jornada;
  • – Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;
  • – Motivação por novas rotinas;
  • – Melhora da autoestima e da autoimagem;
  • – Desenvolvimento da consciência corporal;
  • – Combate as tensões emocionais;
  • – Melhora a atenção e concentração das atividades desempenhadas;
  • – Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
  • – Melhoria das relações interpessoais.

SERVIÇO
Poder Judiciário do Estado do Acre
Centro Médico Dr. Arthur Chalub Leite – CEMED.
Rua Marechal Deodoro, 811. Centro. 69.900-210. Rio Branco.AC  
(68) 3211.5549 – 3211.5550 / cemed@tjac.jus.br
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.