Servidores relatam experiências e oportunidades de aprendizado como estagiários no TJAC

Resultado provisório do mais recente processo seletivo foi divulgado hoje no Diário da Justiça Eletrônico.

O resultado provisório do processo seletivo simplificado para contratação de estagiários para atuação no âmbito da Comarca de Rio Branco foi divulgado nesta quarta-feira (26). As listas com os nomes e classificação dos candidatos estão disponíveis na edição nº 6.204 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE, fls. 99 a 134).

Dessa forma, após a análise dos recursos, e havendo disponibilidade de vagas, os aprovados serão convocados para colaborar com a atuação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), de acordo com a ordem final de classificação.

De acordo com a Lei n° 11.788/2008, o estágio é um ato educativo, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. Deste modo, essa é uma oportunidade para os estagiários se qualifiquem para o mercado, pois na rotina funcional é possível ganhar experiências e desenvolver competências. É nessa etapa que a aprendizagem se dinamiza com a prática.

Aprimoramento que foi sentido e vivenciado pela servidora Amanda Araújo. Ela conta que ingressou como estagiária em 2015, e no término do contrato teve a oportunidade de assumir um cargo em comissão no quadro funcional do TJAC.

Atualmente, trabalha na assessoria da Gerência de Feitos Extrajudiciais, que integra a Corregedoria-Geral da Justiça. “A continuidade na instituição significou muito para mim. Tanto pelo fato de o meu trabalho ter sido reconhecido, quanto pela oportunidade que me foi oferecida logo após o término da minha faculdade. Então, quando essa porta se abriu para mim, aproveitei para viver esse momento e procuro desde sempre entregar o meu melhor a cada dia. Agradeço à desembargadora Waldirene Cordeiro, que enxergou o melhor em mim, pois, de fato, sou muito grata por fazer parte de uma equipe de excelência”, compartilhou.

Outro exemplo de valorização do crescimento profissional ocorreu com o diretor de Secretaria da Vara de Execuções Penas e Medidas Alternativas (Vepma), Yuri Bambirra. Anteriormente, ele estagiava na Vice-Presidência do TJAC, onde concluiu os dois anos previstos no contrato, contudo seu empenho foi observado por seus supervisores e bem aproveitado em sua nova função.

“Eu me dediquei muito e busquei desempenhar todos os serviços com o máximo de qualidade e dedicação”, conta o serventuário. Enquanto diretor de Secretaria, sua principal tarefa é o acompanhamento dos processos em tramitação, por isso, ao compreender a rotina da unidade judiciária, colaborou com a criação do site: www.tjac.jus.br/execucoes-penais/

O endereço eletrônico tem aumentado a eficiência do atendimento ao público. “Muitos reeducandos buscam formulários e informações referentes às penas que eles cumprem, então está tudo acessível e disponível em um único local”, explica.

Capacitação

Segundo a metodologia do TJAC, todos os estagiários serão ainda capacitados antes de serem lotados. A formação inicial será ofertada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes) com cursos de ética, relações interpessoais, atendimento ao público, novos direitos de terceira dimensão, sistema de automação judicial e ainda sobre história, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário Acreano. A capacitação é realizada na Escola do Poder Judiciário (Esjud).

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.