Servidores recebem treinamento para utilização de sistema que permite realizar audiências por meio de vídeo

A tecnologia, já utilizada pelo Poder Judiciário de Alagoas, evita o deslocamento de detentos e servidores e torna mais célere o atendimento jurisdicional

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) continua a intensificação nos treinamentos a magistrados e servidores para a utilização do Sistema de Marcação de Videoconferências (Simavi) – ferramenta disponível por meio de cooperação entre o TJ Acreano e o TJ Alagoano.

Na última sexta-feira, 27, por exemplo, servidores da Vara de Execuções Penais (VEP), Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA), Vara de Delitos e Organizações Criminosas e representantes do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) se reuniram na Escola do Poder Judiciário (Esjud), para uma capacitação de uso da ferramenta para a realização de audiência via vídeo.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, fez a abertura da atividade explicando que a implantação do sistema de videoconferência vem em momento muito oportuno, e o TJAC sai da lista dos sete tribunais que não fazem uso de audiência por videoconferência.

A videoconferência é uma tecnologia que permite a transmissão de imagem e som entre os interlocutores. Na audiência, o ambiente virtual proporcionará a interação em tempo real para os que estão geograficamente distantes, sendo assim uma solução segura para redução de custos, riscos e tempo.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Júnior Alberto ressaltou que a ferramenta tornará a Justiça Criminal mais célere, com mais segurança, o que resultará em uma prestação jurisdicional mais rápida. Ele também destacou a economia que a nova modalidade trará, em razão dos custos existentes com o deslocamento que é feito hoje.

O juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Leandro Gross, que fez a visita ao TJ do Alagoas para conhecer o método das audiências por videoconferência, ressaltou o quanto o IAPEN tem fundamental importância nessa modalidade para poder disponibilizar salas adequadas para a transmissão em vídeos e horários.

O diretor do IAPEN, Lucas Gomes, agradeceu ao TJAC e lembrou das tratativas por equipamentos junto ao Departamento Penitenciário Nacional, (Depen). Finalizou dizendo que é algo que demanda esforço, mas que já mostra resultados.

A capacitação foi ministrada pelos facilitadores Raimundo José e Neyvo Pinheiro, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC) do TJAC.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.