Servidores do TJAC doam sangue em campanha para ajudar a manter estoque do Hemoacre durante o Carnaval

Campanha trouxe o slogan “Curta o Carnaval na tranquilidade de ter ajudado o próximo”.

Servidores do Poder Judiciário Acreano participaram, nesta terça-feira (26), da campanha “Curta o Carnaval na tranquilidade de ter ajudado o próximo”, que ocorreu durante toda a manhã na sede-administrativa do TJAC.

Em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), a mobilização teve o objetivo de ajudar a manter o estoque de bolsa de sangue durante o Carnaval, período em que baixa consideravelmente o número de doadores.

Desde a gestão passada, a Presidência do TJAC tem firmado parceria com o Hemoacre para campanhas de doação de sangue de, pelo menos, duas vezes ao ano. A atual gestão, para o biênio 2019-2021, além de ter mantido a parceria, fortalecerá as ações estendendo os atendimentos para as outras unidades jurisdicionais da capital como, por exemplo, na Cidade da Justiça.

“É um ato de amor ajudar o próximo. Uma atividade de conscientização. Sempre estaremos disponíveis para parceiras como essas de ação social. Estão de parabéns os servidores que compareceram para a doação” disse o presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma.

A iniciativa da campanha partiu da Diretoria de Informação Institucional (DIINS-GECOM), em conjunto com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIPES), responsável pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), que executou a atividade.

A representante do setor de Capacitação do Hemoacre, Eliene Gomes, enfatizou que, a população acreana continua sem praticar doação regulamente, o que, consequentemente, acarreta na diminuição do estoque de bolsas de sangue.

“Temos os doadores regulares, mas não são suficientes para atender a demanda, que é diária. No Carnaval, por exemplo, muitos viajam ou não ficam em condições para atender a regra para a doação, por isso, é importante esse tipo de parceria para podermos manter o estoque nesse período crítico, onde a solicitação cresce bastante”, enfatizou.

Procedimento

Todo o processo para doação dura em torno de 25 minutos. Inicia com o preenchimento do formulário, ocasião que é feito o cadastro dos dados do doador, após é realizado um teste rápido de anemia, em seguida, a pessoa faz a triagem com os enfermeiros, só então é feita a doação do sangue.

A partir daí, são feitos testes sorológicos no sangue coletado e, no prazo de 10 dias, o doador pode ir pegar os resultados dos exames, e se não for detectada nenhuma doença, a bolsa de sangue doada é liberada para uso.

Das 24 pessoas que compareceram para doar, Romário de Araújo, servidor terceirizado, foi uma delas. Ele aproveitou a unidade móvel e praticou sua doação. “Sei que muita gente precisa e também posso precisar um dia”, disse.

O militar Fabrício Costa, que atua na Assistência Militar (Asmil) do TJAC, é doador regular. Quando disponível, pois homens devem ter intervalo de quatro meses para doação, ele pratica a boa ação quando ocorre no Poder Judiciário Acreano.

“Não tenho medo. Para mim é um procedimento normal. Sou doador desde quando ingressei na vida militar, pois sei que todos nós precisamos contribuir com o outro”, finalizou.

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.