Servidores do Judiciário participam de curso de prevenção e combate a incêndios

Atividade busca capacitar agentes de segurança e demais servidores para atuar em situações de emergência no Judiciário.

O Tribunal de Justiça do Acre, através da Escola do Poder Judiciário (Esjud) e de sua Assessoria Militar (Asmil), deu início na segunda-feira (28) ao curso de formação de brigadistas de incêndio voltado à capacitação de agentes de segurança e demais servidores da Justiça Estadual para atuação em casos de princípio de incêndio, situações que envolvam pânico coletivo e primeiros socorros.

curso_brigada_tjac_2

O conteúdo programático da atividade, que vai até à próxima sexta-feira (2), contempla desde as funções do brigadista e suas responsabilidades legais aos procedimentos para salvamento e estabilização dos sinais vitais de vítimas de incêndios ou outras situações emergenciais.

O principal objetivo da Administração do TJAC é dispor de servidores capacitados em todas as suas unidades para atuar em ocorrências dessa natureza, em apoio aos profissionais militares da área ou mesmo em sua substituição, em caso de emergências.

O coordenador de combate ao incêndio e pânico da Brigada do TJAC, sargento Moreira, explica que a capacitação de indivíduos é de fundamental importância para o combate eficaz de incêndios e enfrentamento de situações de desastre. “Em uma edificação como a do Tribunal de Justiça é fundamental que os brigadistas e o maior número possível de servidores saibam como proceder, em cooperação. O ideal é que enquanto um servidor aciona os bombeiros outros servidores já estejam preparados para o acionamento dos extintores, por isso é importante saber como manusear corretamente esses equipamentos”, destacou.

Durante o treinamento, são ensinados na prática as formas certas de utilização de um extintor de incêndio, estratégias de evacuação de prédios e primeiros socorros – desde atendimentos mais simples, como um mal súbito, até procedimentos emergenciais em casos de parada cardiorrespiratória.

Para a agente de segurança do TJAC Geane Ribeiro, que participa da Brigada da instituição, a atividade contempla tanto a segurança coletiva dos servidores quanto as necessidades específicas daqueles que serão os primeiros a lidar com casos dessa natureza. “Nós precisamos conhecer os equipamentos de segurança e saber como agir. Em situações de pânico ou ameaças de incêndio, por exemplo, manter a calma em primeiro lugar é essencial para que você possa ajudar os outros. Esse curso nos proporciona conhecimentos dessa natureza e nos prepara para lidar com possíveis situações emergenciais”, considerou a servidora.

A atividade tem como facilitador o bombeiro militar 2º tenente Lênio César Oliveira da Silva, que também conta com o apoio dos integrantes da Brigada do TJAC. O profissional da área de segurança é tutor eletrônico no sistema EAD dos cursos: gerenciamento de crises, polícia comunitária, sistema de comando de incidentes 1 e 2, intervenção em emergências com produtos perigosos, segurança contra incêndio, condutor de veículos de emergência – Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Postado em: Notícias | Tags:

Fonte: Ex. DIINS - Diretoria de Informação institucional Publicado em 01/10/2015