Servidores de TJAC participam de curso de auditoria baseada em risco

Atividade aconteceu no início de novembro e contribuiu com aperfeiçoamento dos trabalhos realizados no âmbito da Justiça Acreana

Com objetivo de aprimorar os serviços prestados no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e aperfeiçoar a gestão administrativa, servidores da Assessoria de Controle Interno (Ascoi) e da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges) participaram de curso sobre auditoria baseada em risco, nos dias 4 e 5 de novembro, na Justiça Federal, em Rio Branco.

Por meio da ação, os servidores do Judiciário acreano trocaram experiências para planejarem auditorias com base em análises de riscos e agirem nas fases de execução e relatório. Afinal, como explicou o assessor-chefe da Ascoi, Rodrigo Roesler, o Controle Interno garante o atendimento dos princípios administrativos na instituição.

“O Controle Interno ele tem como pressuposto funcionar como órgão que auxilia a gestão, sem participar da gestão e que garanta que as normas e procedimentos utilizados pelo Tribunal de Justiça sejam respeitados, e também contribui na tomada de decisões da presidência do órgão”, disse.

Auditoria e processos de trabalho, pré-planejamento, planejamento preliminar, evidenciação, colecionamento da documentação e desenvolvimento das análises, construção da matriz de achados, construção da matriz de responsabilização e do relatório, são alguns dos assuntos abordados durante a capacitação.

O curso foi promovido pelo grupo JML e ministrada pelo auditor federal do Tribunal de Contas da União (TCU), Mário Júnior Bertuol. Ao todo foram 16 horas-aulas, seguindo metodologia de exposição dialogada, com análise de casos específicos da área.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.