Servidores das Varas Cíveis de Rio Branco empenhados na campanha pela Meta 2

Integrados na campanha pela Meta 2, o corpo de magistrados e servidores da Justiça acreana avançam a cada dia no julgamento de processos para cumprir o desafio colocado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): julgar neste ano todos os processos ingressos na Justiça até 2005.

Exemplo de organização e mobilização é o trabalho que vem sido desenvolvido pelas equipes das Varas Cíveis da Comarca de Rio Branco. Com o objetivo de proporcionar aos juízes titulares dessas unidades condições favoráveis ao julgamento dos mais de 700 feitos identificados pela Corregedoria Geral da Justiça, os servidores dessas unidades vêm priorizando a tramitação desses processos, por meio das atividades de fiscalização diária de prazos e procedimentos de diligências para cumprimento, e agilização para sentenciamento, inclusive com o envio de correspondências via Sedex (Serviço de Encomenda Expressa) para outros estados.

Nessas unidades cíveis, os servidores não vêm medindo esforços para que a Meta do CNJ seja alcançada, tendo se disponibilizado, dentre outras medidas, a ampliar sua jornada diária de trabalho. "Esta é uma campanha importante, que vai melhorar muito a imagem do Judiciário perante a opinião pública. E que nos orgulha muito participar", afirma Patrícia Alvarez, escrivã da 1ª Vara Cível.

Para a escrivã substituta da 2ª Vara Cível, Creuziane Bortolloti, a união de todos é um dos fatores que contribuem para que o trabalho seja produtivo e o objetivo final da campanha venha a ser alcançado. "Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, montamos estratégias que nos possibilitarão cumprir o desafio do CNJ e, desta forma, dar uma resposta mais rápida à sociedade", enfatiza.

"(…) montamos estratégias que nos possibilitarão cumprir o desafio do CNJ e, desta forma, dar uma resposta mais rápida à sociedade", servidora Creuziane Bortolloti.

Diante da crescente demanda de processos, que faz com que as equipes tenham que se dividir entre o cumprimento da Meta 2 e o encaminhamento das demandas regulares da unidade, muitas são as dificuldades encontradas. Mesmo assim, cada vara tem buscado se organizar conforme o seu montante processual e o seu número de servidores.

"Para dar conta dos mais de 3 mil processos tramitando nesta unidade, os seis servidores que aqui trabalham estão se desdobrando para atender as demandas", revela Cláudia Sales, escrivã da 3ª Vara Cível, sobre o esforço da equipe.

Já na avaliação do escrivão da 4ª Vara Cível, Thiago Jaccoud, a Meta 2 traz uma "expectativa extremamente positiva" tanto para o Judiciário como para a sociedade, que espera por uma prestação jurisdicional célere e eficaz. "É isso que o cidadão deseja", afirma, acrescentando que essa experiência servirá para mais investimentos em melhorias infra-estruturais nas unidades.

Campanha pela Meta 2

Processos ingressos até 31.12.2005 a serem julgados este ano 

Unidade Quantidade 
1ª Vara cível 69
2ª Vara Cível 244
3ª Vara Cível 308
4ª Vara Cível 103

De acordo com os servidores, nos últimos dias todos intensificaram suas atividades com vistas à realização da Semana Nacional da Conciliação – Meta 2, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 14 a 19, sob coordenação do CNJ.

A abertura dos trabalhos ocorrerá simultaneamente em capitais das cinco regiões do país. O Estado do Acre sediará o lançamento da atividade na Região Norte, com a participação especial do Conselheiro Jefferson Kravchychyn, representando o CNJ.

Segundo dados da Corregedoria Geral da Justiça, durante a atividade serão realizadas aproximadamente 400 audiências de conciliação em todo o Acre. A Comarca de Rio Branco, a maior do Estado, concentra mais da metade desse número de audiências, hoje em torno de 300. Da atividade participarão a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis e a Vara de Órfãos e Sucessões.

Para mais informações sobre a campanha pela Meta 2 no Judiciário acreano, acesse o link especial sobre o tema disponível na página inicial do portal www.tjac.jus.br.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.