Semana Nacional da Conciliação: mais de 1,1 mil audiências já estão agendadas no Acre

Uma conciliação que obtém êxito promove, além da extinção do processo, a pacificação dos conflitos e a harmonia social. Ciente disso, a Coordenação da Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça do Acre vem mobilizando magistrados e servidores de todas as unidades judiciárias do Estado para participarem ativamente das atividades que acontecem de 07 a 11 de dezembro de 2009.

O Coordenador da Semana de Conciliação no Acre é o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Samoel Evangelista, que recomendou aos juízes que procedam ao agendamento de audiências e que priorizem os processos que tenham maior possibilidade de acordo.

Dados preliminares da Corregedoria informam que já estão agendadas 1.110 audiências de 1º Grau em todo o Estado. Embora parciais, os dados indicam os esforços de Comarcas, Varas e Juizados do Acre, empenhados em promover a justiça de forma rápida e eficiente por meio da conciliação. Além das equipes de servidores dos cartórios judiciais, os oficiais de Justiça também já estão mobilizados para dar cumprimento ágil aos mandados de intimação.

A Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça desde 2007 e acontece em tribunais de todo o País. O evento é uma das ações do “Movimento pela Conciliação”, deflagrado pelo CNJ em 23 de agosto de 2006. Naquele ano, o dia 8 de dezembro foi dedicado à mobilização do Dia Nacional pela Conciliação. A primeira Semana Nacional pela Conciliação ocorreu no ano seguinte, em 2007, de 03 a 08 de dezembro. No ano de 2008, o evento aconteceu entre os dias 1º e 5 de dezembro. Nos últimos três anos, mais de 300 mil acordos foram efetuados em todo o Brasil.

O Judiciário acreano participa pela quarta vez desta campanha, cujo objetivo maior é criar uma cultura de pacificação, de harmonia e entendimento, mobilizando a sociedade para a importância da conciliação. No Acre, a abertura oficial da Semana acontece no dia 07 de dezembro, às 11h, no Fórum Barão do Rio Branco, no Centro da Capital.

Campanha 2009

Neste ano, a campanha publicitária da Semana da Conciliação visa incentivar o cidadão a participar e realizar o acordo amigável, expondo que, por meio da conciliação, ele obtém uma resolução mais rápida para o seu conflito e deixa de ter uma pendência judicial. Tendo em vista que esse litígio é ruim não só para o cidadão como também para o Judiciário e consequentemente para o país, a campanha tem como foco mostrar que todos ganham com a conciliação: "Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País".

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.