Semana Nacional da Conciliação 2008

Entre os próximos dias 1º e 5 de dezembro o Tribunal de Justiça do Acre participará da Semana Nacional de Conciliação, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o País, em conjunto com praticamente todos os tribunais brasileiros.

A expectativa da organização da Semana Nacional pela Conciliação no Acre é conseguir suplantar o índice de conciliação obtido no ano passado, durante a segunda edição do evento, que atingiu 41,5% no geral.

A maior parte da movimentação ocorreu na área cível, onde foram realizadas 2.094 audiências e obtidos 768 acordos, com um índice de conciliação em torno de 36,6%. Por outro lado, embora o número de audiências envolvendo processos criminais tenha sido menor – 295 audiências, houve a homologação de 225 conciliações, atingindo o índice de 76,2% de acordos.

Em 2006, quando os trabalhos ficaram concentrados em apenas um dia – 8 de dezembro, Dia da Justiça – a Justiça em todo o Brasil apresentou como resultado a realização de 83.987 audiências e um total de 46.393 acordos em todo o País, equivalentes a 55,36%. No Acre, o movimento de conciliação designou 1.302 audiências, das quais 965 foram realizadas e 633 acordos foram firmados. Ao total, a Justiça acreana registrou percentual de 65,6% de sucesso.

Já em 2007, quando a atividade se desenvolveu por uma semana, entre os dias 3 e 8 de dezembro, foram realizadas 2.389 audiências e firmados 993 acordos em todo o Estado, perfazendo um índice conciliatório de aproximadamente 41,5%. Foram atendidas 3.333 mil pessoas ao longo da semana e realizadas 41 palestras, cujo objetivo foi esclarecer e chamar a atenção da população para a importância de conciliar. Ao total, as conciliações firmadas durante a semana de mobilização em 2007 envolveram a soma de R$ 1.086.719,04 milhão.

Neste ano, participarão do evento todas aquelas pessoas que receberam intimação em suas residências, numa espécie de convite para o ato de conciliação. Foram selecionados processos aptos à conciliação, independente da matéria.

A Corregedora Geral da Justiça do Acre, Desembargadora Eva Evangelista, coordenadora dos trabalhos no Estado, trata dos últimos preparativos para a realização da atividade e até a próxima sexta-feira, 28, divulgará o número final de audiências agendadas para ocorrer no Acre.

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.