Semana de atividades comemora 20 anos de instalação da Comarca de Plácido de Castro

Programação aconteceu no período de 28 de março a 2 de abril e destacou a importância dos serviços prestados pelo Poder Judiciário.


No dia 30 de março de 1996, às 10h, era realizada a instalação da Comarca de Plácido de Castro, com cerimônia de inauguração do Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal e a posse do juiz de Direito Wellington Carvalho, primeiro juiz titular daquela unidade judiciária.

aniversario_comarca_placido_tjac_6

Assim, para homenagear os 20 anos de instalação da Comarca, a juíza de Direito Louise Kristina, diretora do Foro, e os servidores do judiciário lotados em Plácido de Castro, promoveram várias atividades comemorativas que refletiram sobre a história da Comarca e a importância social dos serviços realizados pelo Poder Judiciário em Plácido de Castro.

A programação de comemoração da instalação da Comarca, localizada no município à margem do Rio Abunã e com o nome do herói da Revolução Acreana, iniciou no dia 28 de março e seguiu até o dia 2 de abril. Foram realizadas palestras sobre diversos temas, além de serem feitas homenagens aos servidores mais antigos, bem como a divulgação sobre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

A juíza de Direito Louise Kristina enfatizou que a semana de atividades demonstrou a importância dos serviços e ações realizados pela Comarca, “tivemos o objetivo de reunir os servidores do Poder Judiciário de Plácido de Castro para refletir sobre os 20 anos da Comarca. Fomos atrás das fotos históricas, conversamos com os servidores mais antigos e entendemos que o aniversário de instalação da Comarca merecia uma programação especial, que enfatizasse o trabalho que é realizado em busca de garantir os direitos dos cidadãos”.

aniversario_comarca_placido_tjac_1

Programação

Na segunda-feira, dia 28 de março, a magistrada titular da Comarca ministrou palestra sobre a violência doméstica para alunos da Escola Estadual de Ensino Médio João Ricardo de Freitas e algumas mulheres que são atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). A atividade foi um alerta sobre essa forma de violência e da necessidade de implementar a cultura de paz dentro dos lares.

Já na terça-feira (29), o servidor Antônio Valentin, formado em História e Direito, conduziu a palestra “Apontamentos sobre a História de Plácido de Castro”, que debateu a história do município e apresentou o momento da instalação da Comarca do município. Em seguida a juíza Louise Kristina fez a entrega de certificado de agradecimento e partição na semana de comemorações ao servidor palestrante e também entregou a placa de honra ao mérito a Paulo de Araújo, servidor mais antigo no Fórum de Plácido de Castro.

Dando continuidade às atividades, na quinta-feira (31), também foi ministrada a palestra sobre a história de Plácido de Castro. Após, a magistrada titular da Comarca discorreu, a 70 reeducandos, que atualmente cumprem pena na Comarca, sobre a função da pena, medidas socioeducativas, espécies de pena, condições dos regimes, hipóteses de regressão de regime conforme o art. 118 da Lei de Execuções Penais, condições para cumprimento das penas em regime aberto, prestação de serviços à comunidade, e sobre o regime de monitoramento eletrônico.

Nesse ato, também compareceram a Delegada de Polícia Civil de Plácido de Castro, Lucélia Martins, o Comandante da Policia Militar em Plácido de Castro, Capitão Afonso Espíndola, a representante do Creas, Eliane Lima, agentes de Polícia Civil e policiais Militares.

No sábado, dia 2 de abril, encerrando as comemorações, servidores e a juíza titular da Comarca se reuniram na praça central do município, aproveitando a comemoração do 39º aniversário de emancipação política do município de Plácido de Castro, para divulgar à população sobre os serviços do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), ocasião em que foram repassadas à população as vantagens da solução dos conflitos de forma consensuais e também foram realizados atendimentos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.