Samoel Evangelista integra a Galeria de Presidentes do Tribunal

Em ato solene realizado no final da tarde de ontem, 22, a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Desembargadora Izaura Maia, juntamente com o Vice-Presidente Pedro Ranzi e a Corregedora Geral da Justiça Eva Evangelista, promoveu o descerramento da fotografia do Desembargador Samoel Martins Evangelista na Galeria dos Presidentes do Tribunal.

Tradição no Judiciário Acreano, o ato pretende homenagear os ex-presidentes do Tribunal de Justiça. A Galeria reúne atualmente 21 fotos que retratam os Presidentes da Corte Acreana desde 1963, ano de instalação do TJAC.

Grande número de autoridades, magistrados e servidores da Justiça prestigiaram o evento, entre os quais o Vice-Prefeito de Rio Branco, Eduardo Farias, o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Edson Manchini, membros do Ministério Público Estadual (MPE) e servidores da Justiça Eleitoral.

 

Ao promover o descerramento da fotografia do ex-presidente, Izaura Maia ressaltou que embora singela, a homenagem significa muito para a memória do Tribunal de Justiça. “Parabenizo o Desembargador Samoel Evangelista pelo registro na galeria das pessoas que tanto trabalharam para que o Poder Judiciário seja reconhecido pela sociedade como uma das instituições de maior credibilidade”, frisou a Presidente. A Desembargadora aproveitou a oportunidade para lembrar que a atual galeria ainda não é o local apropriado e definitivo, pois, “em breve, nossa Galeria de Presidentes ocupará espaço de evidência no Palácio da Justiça”.

 

Em seu discurso, Samoel Evangelista agradeceu a presença de todos e se disse honrado em compor a Galeria de Presidentes do Tribunal, dos quais fez questão de exaltar a capacidade de trabalho e o compromisso para com os rumos da Justiça no Estado.

 

O homenageado afirmou, também, que deve sua passagem pelo cargo à equipe que o ajudou a administrar o Tribunal e rememorou os muitos desafios enfrentados durante o tempo em que esteve no comando do Poder. “Considero que tive sorte em formar uma equipe competente e abnegada, da qual alguns servidores continuam emprestando seu trabalho à atual administração”, disse Samoel. Segundo o Desembargador, os dois anos como Presidente do TJAC foram de dificuldades, mas também de muitas alegrias pelas conquistas realizadas. “Isso me faz reconhecer hoje que se eu voltasse àqueles dois anos, faria tudo de novo”, finalizou.

Trajetória

Natural de Rio Branco (AC), o Desembargador Samoel Martins Evangelista formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e tem pós-graduação em Direito Processual Civil.

Iniciou sua carreira na Secretaria de Segurança Pública do Acre, onde foi Diretor do Departamento de Identificação, Diretor do Departamento de Polícia Técnica, Diretor do Departamento de Polícia Judiciária, Assessor Jurídico, membro da Comissão Permanente de Licitação, Corregedor-Geral da Polícia Civil, Delegado de Polícia Civil, membro do Conselho Estadual de Prevenção, Fiscalização e Repressão a Entorpecentes, Secretário de Segurança Pública, Diretor-Geral da Polícia Civil, Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito, Vice-Presidente do Conselho Regional de Segurança da Fronteira Oeste (Consefo), além de Diretor Financeiro do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

No Ministério Público do Estado do Acre, atuou como Promotor de Justiça de Primeira Entrância, Promotor de Justiça de Segunda Entrância, Titular da Quarta Promotoria de Justiça Criminal da Capital, Procurador de Justiça, Coordenador de Controle Externo da Atividade Policial e Fiscalização dos Presídios e Corregedor-Geral.

Já no Poder Judiciário, seu ingresso ocorreu em agosto de 2002, quando foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Acre, logo ocupando no biênio 2003-2005 a vice-presidência da Corte Acreana. Tomou posse como Presidente do TJAC em 3 de fevereiro de 2005, permanecendo no cargo até fevereiro de 2007.

Preside atualmente o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e a Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado.

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.