Reunião com Segurança Pública marca primeira agenda da governadora do Acre Cezarinete Angelim

Dinâmica do esquema de segurança para o Carnaval 2016 foi a pauta do encontro com os representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre.

A governadora do Acre, em exercício, desembargadora Cezarinete Angelim, em sua primeira agenda à frente do executivo Estadual, reuniu-se com os representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública na manhã desta sexta-feira (5), no Gabinete Civil para tratar da dinâmica do esquema de segurança para o Carnaval 2016. Pelo que foi passado à governadora, pelo menos 1,4 mil homens, entre bombeiros e policiais militares e civis, trabalharão nos 14 bairros da Capital, onde acontecerão as festividades, bem como no Calçadão da Gameleira.

Participaram também da reunião, além da assessora especial do governo, Flora Valladares, representando a Casa Civil, a juíza-auxiliar da Presidência do TJAC, Mirla Regina, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, o comandante da Polícia Militar, coronel Júlio Cesar, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gondim, o secretário de Polícia Civil, Carlos Portela, o diretor-geral do Detran-AC, Gemil Júnior e o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Marcos Kimpara.

reuniao-desem-governa-tjac-fev1

À cúpula da segurança pública do Estado, a governadora em exercício, ao se referir à integração entre os Poderes Constituídos no Acre, falou sobre os plantões permanentes no âmbito da Justiça Acreana, tanto no 1º Grau como no 2º Grau de Jurisdição, que também atuarão durante o período de Carnaval, e explicou seus funcionamentos.

Ainda durante a reunião, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, apontou os pontos de maior policiamento na Capital, que serão a Cidade do Povo, onde há uma grande concentração populacional, a região do bairro Esperança e a Gameleira. “Como as festas são organizadas por grupos privados, há uma parceria para que segurança particular também seja colocada em ação. Serão 240 policiais destacados por noite para atuar nos entornos das festas”.

Sobre a segurança no trânsito, o diretor-geral do Detran apresentou à chefe do Executivo o esquema de fiscalização para o carnaval 2016, no sentido de se evitar acidentes e que pessoas dirijam sob efeito de álcool. “No ano passado, não foi registrada nenhuma morte por acidente de trânsito durante o período. Este ano o objetivo é repetir o feito”. Gemil Júnior também ressaltou o trabalho educativo que será realizado durante os bailes carnavalescos.

O comandante-geral da PM enfatizou a importância da descentralização das festas carnavalescas na Capital, destacando a desnecessidade do deslocamento de pessoas de seus bairros para a diversão, evitando, assim, diversos tipos de problemas. O coronel Júlio César também anunciou o reforço que a segurança terá com mais seis novas viaturas.

Bem atenta às explanações, a governadora Cezarinete Angelim se mostrou satisfeita com a dinâmica de segurança apresentada, vislumbrando um Carnaval tranquilo para os brincantes, bem como para aqueles que trabalharão durante o evento.

Após a reunião, a governadora em exercício fez questão de visitar todas as salas do Gabinete Civil do Governo para cumprimentar os servidores que ali trabalham.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.