Acesso à Informação

img_ai_04

 

A Lei nº 12.527 (Lei de Acesso a Informação) regulamentou o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, tornando possível uma maior participação popular e o controle social das ações governamentais, o que resulta na melhoria na gestão pública.

A previsão na Constituição Federal encontra-se no inciso XXXIII do Capítulo I – dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos – que dispõe que:

“todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

Por meio da Lei de Acesso à Informação, bem como da Resolução 215/2015 do CNJ, que regulamenta a sua aplicação no âmbito do Poder Judiciário, é possível estabelecer requisitos mínimos para a divulgação de informações públicas e procedimentos para facilitar e agilizar o acesso por qualquer pessoa.

No âmbito do Tribunal de Justiça do Acre, compete à Ouvidoria, conforme disposto na Resolução n° 24/2011, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

  1. Recomendação nº 0001/2014/PPATRIMPU
  2. Resolução 215/2015 do CNJ
  3. Resolução n° 24/2011
  4. Competência e Estrutura Organizacional
  5. Regulamentação para a Concessão de Diárias

INFORMAÇÕES CLASSIFICADAS COMO SIGILOSAS

 

 

Ano Assunto Tipo de documento Grau de Sigilo Dispositivo legal que fundamenta a classificação Autoridade classificadora Data do término da restrição
2018*            
2019*            
2020*            
2021*            

* Neste período nenhuma informação foi classificada como sigilosa.

 

INFORMAÇÕES DESCLASSIFICADAS

 

Ano Assunto Tipo de documento Grau de Sigilo Dispositivo legal de fundamentação Autoridade classificadora Data do término da restrição
2018*            
2019*            
2020*            
2021*            

* Neste período nenhuma informação foi desclassificada.

Última modificação: 08/04/2022
Fonte de informação: Resolução COJUS Nº 52/2021.
Formatos disponíveis:
Periodicidade: Anual
Responsável: Presidência - PRESI
E-mail: ouvid@tjac.jus.br
Telefone: (68) 3211-5535

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.