Qualificação profissional para reeducandos no Acre é destaque do Programa CNJ no Ar

Nesta quarta-feira (25) o programa CNJ no Ar destacou a iniciativa da Justiça Acreana em prol da ressocialização de egressos do sistema penitenciário.

A Juíza Maha Manasfi, titular da Vara de Vara de Execuções Penais de Rio Branco e responsável pela Central de Penas Alternativas (CEPAL) da Capital, explicou aos ouvintes do programa como funciona a parceria entre o Judiciário e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio da qual são oferecidos diversos cursos profissionalizantes gratuitos que atendem 70 reeducandos na cidade.

Os cursos de carpinteiro, pedreiro e pintor, cada qual destinado a 20 reeducandos, foram iniciados em junho e concluídos neste mês de agosto. Já o curso de eletricista tem duração de dois anos, consiste em aulas práticas e teóricas e formará 10 profissionais que, ao mesmo tempo, receberão o diploma equivalente ao 2º grau. Todas as atividades são acompanhadas e fiscalizadas pela equipe técnica da CEPAL.

De acordo com Maha Manasfi, atividades dessa natureza oferecem novas perspectivas de vida aos reeducandos, evitando que eles se tornem reincidentes na prática criminal. A expectativa é que, com a qualificação, eles possam ser inseridos no mercado de trabalho, tendo em vista o crescimento da área de construção civil no Acre.

CNJ no Ar

Feito em parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Rádio Justiça, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, sempre às 10h, pela Rádio Justiça na freqüência 104,7 FM ou pelo site www.radiojustica.jus.br.

As edições do programa também estão disponíveis no site do CNJ, no link Agência CNJ/Rádio CNJ, para retransmissão pelas rádios interessadas. Clique aqui para ouvir o programa.

(Com informações da Agência CNJ de Notícias)

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.