Projeto Mais Arte: Palácio da Justiça recebe a exposição ‘Coisas do Acre’, de Jorge Rivasplata

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Desembargador Pedro Ranzi, lançou no final da tarde de segunda-feira (26), no hall do Palácio da Justiça, em Rio Branco, a 8ª Edição do Projeto Mais Arte, com a exposição itinerante "Coisas do Acre", do artista plástico Jorge Rivasplata.

O Projeto Mais Arte tem o objetivo de integrar as artes plásticas ao ambiente de trabalho dos magistrados, servidores e visitantes dos prédios do Judiciário na Capital, favorecendo a divulgação da produção de artistas locais e o acesso da população aos bens culturais.

A exposição "Coisas do Acre" é financiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e já foi destaque no Salão de Cultura do Senado Federal, onde foi apresentada em setembro deste ano. A maioria dos quadros expostos no Palácio da Justiça foi pintada utilizando a técnica de óleo sobre tela e retrata as paisagens e personagens da Amazônia e do Acre.

"São quadros maravilhosos, que mostram um pouco da história do acre e nos enchem de orgulho", afirmou o Presidente do TJAC, ao dar as boas vindas a Jorge Rivasplata. O Desembargador parabenizou o artista e afirmou que o Tribunal está de portas abertas para receber outros artistas e prestigiar a cultura produzida localmente.

Para o artista, que participa pela segunda vez do Projeto Mais Arte, é uma satisfação muito grande expor seu trabalho nos espaços do Poder Judiciário. "É um privilégio poder mostrar meu trabalho aqui no Palácio da Justiça, hoje um Centro Cultural revitalizado. Quero agradecer o apoio que a Direção do Tribunal tem dedicado à arte em nosso Estado e dizer que estou muito feliz em estar aqui pela segunda vez", enfatizou Rivasplata.

O artista informou que em breve se reunirá com a Administração do Tribunal para estudar a possibilidade de promover um leilão de algumas de suas obras, cuja renda a ser arrecadada será revertida em benefício das crianças internas do Educandário Santa Margarida.

O artista

Jorge Rivasplata de La Cruz, peruano radicado no Acre há mais de 20 anos, gosta de ser identificado como um brasileiro preocupado em ampliar os espaços para a cultura no Estado e incentivar o gosto pelas artes plásticas entre as novas gerações.

A cultura e as tradições amazônicas são os seus temas preferidos, com destaque especial para a Revolução Acreana. Os 24 anos de trabalho do artista constituíram um acervo de obras que retratam o Acre desde a chegada dos primeiros desbravadores da região, até líderes como Chico Mendes e outros de importância na história de luta do povo acreano.

Serviço

A exposição permanece no Palácio da Justiça (Rua Benjamin Constant, nº 277, Centro) até o dia 30 de novembro de 2009 e está aberta ao público no horário das 9 às 18 horas. Os agendamentos para visitas coletivas, como grupos de alunos ou turistas, devem ser feitos pelo telefone (68) 3211-5357.

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.