Projeto Cidadão realiza mais de 3,5 mil atendimentos no Bujari

O Tribunal de Justiça do Acre, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre, realizou nos dias 5 e 6 deste mês uma edição especial do Projeto Cidadão no Município de Bujari, localizado a 23 quilômetros da Capital do Estado, Rio Branco.

A atividade teve como principal objetivo mobilizar eleitores do município para a fase final do recadastramento biométrico realizado pela Justiça Eleitoral. A atividade resultou em mais de três mil e quinhentos atendimentos ao público, entre emissão de documentos, orientações jurídicas, atendimentos de saúde, casamentos, além de transferências, alistamentos e revisões eleitorais.

Coordenado pelo Desembargador Arquilau de Castro Melo, que também preside o TRE-AC, o Projeto Cidadão é um programa itinerante que percorre todo o Estado do Acre levando à população mais carente uma série de serviços de natureza social. Por isso surgiu a idéia de associá-lo ao recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.

"Foi a forma que encontramos para mobilizar o quantitativo de eleitores que ainda não fizeram o recadastramento", disse o Presidente do TRE-AC.

Até o final da tarde de sábado, segundo dia de atendimento do Projeto Cidadão, quase 70% dos eleitores do município já tinham registrado suas impressões digitais. Como a biometria foi prorrogada até o dia 12 deste mês, a expectativa do TRE-AC é concluir a revisão de praticamente todo o eleitorado do Município.

A meta a partir de agora é trazer para o recadastramento as pessoas que moram nos locais de difícil acesso, em especial aquelas que vivem na Floresta Estadual do Antimary.

Os eleitores que ainda não atualizaram o cadastro correm o risco de ter o título eleitoral cancelado. O atendimento acontece no Centro de Cultura e Florestania do Bujari, de segunda a sábado, das 8h às 16h. As pessoas devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência para serem atendidas.

A biometria permite a identificação do eleitor pela impressão digital e torna a votação no Brasil ainda mais segura. A tecnologia será utilizada em pelo menos um município de cada Estado nas eleições de 2010, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alcançando 1% do eleitorado nacional.

Recadastramento

Os moradores do Município de Bujari aproveitaram o atendimento do Projeto Cidadão para concluir o recadastramento eleitoral. Foi o caso da dona de casa Clarisse Marcelina da Silva, 18 anos, que mesmo com uma criança de colo fez questão de comparecer ao local.

"Eu precisava tirar uns documentos e aproveitei para me recadastrar por esse novo sistema", explicou Clarisse, que vai votar pela primeira vez nas eleições de outubro. "É uma novidade na minha vida, não podia deixar isso passar", afirmou.

O aposentado Severino Tavares de Brito, 66 anos, também realizou o seu recadastramento. "Na realidade eu vim tirar um novo CPF, mas me disseram que eu tinha que fazer o recadastramento e então eu aproveitei a oportunidade. Essa iniciativa foi ótima pra quem mora aqui no Bujari", disse Severino.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-AC)

 

 

Leia mais:

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.