Projeto Cidadão realiza edição especial no Município do Bujari

Em parceria com o Tribunal regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), e apoio da Prefeitura do Município do Bujari, o Tribunal de Justiça do Acre realiza nos dias 5 e 6 de fevereiro, próxima sexta-feira e sábado, uma edição especial do Projeto Cidadão.

A atividade acontece na creche Dona Bela, localizada ao lado do Centro de Cultura e Florestania da cidade. O objetivo é mobilizar a população local para a fase final do recadastramento biométrico, atividade desenvolvida pelo TRE-AC desde o dia 15 de dezembro e que já atingiu aproximadamente 65% do eleitorado da cidade.

A iniciativa de associar o Projeto Cidadão ao recadastramento no Bujari partiu do Presidente da Corte Eleitoral e Coordenador do Projeto Cidadão, Desembargador Arquilau de Castro Melo, que enxergou na medida uma forma eficiente de aumentar o volume de atendimento aos eleitores.

De acordo com Alessandra Araújo, Coordenadora de Logística do Projeto, durante dois dias a população local terá acesso, de forma totalmente gratuita, a diversos serviços, como emissão de documentos (carteira de identidade, certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho etc.), orientações jurídicas, atendimento de saúde (vacinação, medida da pressão arterial etc.), além dos serviços oferecidos pela Unidade Móvel do Procon.

"Vamos oferecer os serviços tradicionais do Projeto, além de reforçar o número de atendimentos do recadastramento biométrico no município. O objetivo é atrair os eleitores da zona rural para a cidade", explica Alessandra Araújo.

Na quinta-feira passada (28), o TRE-AC prorrogou para até o dia 12 de fevereiro o prazo para que os eleitores do Bujari procurem o Centro de Cultura e Florestania local para efetuar o recadastramento biométrico.

Aproximadamente 65% dos eleitores do município já realizaram o recadastramento, porém, cerca de 2,5 mil pessoas ainda não atualizaram o cadastro e correm o risco de ter o título eleitoral cancelado. O atendimento ao eleitor acontece de segunda a sábado, das 8h às 16h. As pessoas devem levar documento de identidade e comprovante de residência, para serem atendidas.

A Biometria permite a identificação do eleitor pela impressão digital e torna a votação no Brasil ainda mais segura. A tecnologia será utilizada em pelo menos um município de cada Estado nas eleições de 2010, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alcançando 1% do eleitorado nacional.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-AC)

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.