Projeto Cidadão em Cruzeiro do Sul: equipes organizam últimos detalhes para ação que ocorre neste sábado (15)

Atividade levará diversos atendimentos nas áreas da saúde, cidadania, lazer, do próprio judiciário, além de apresentações culturais.

Últimos detalhes da organização para a realização do Projeto Cidadão na Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, estão sendo realizados. A grande ação social acontecerá no sábado (15), na Escola Estadual Olavo Bilac, e são esperados mais de dois mil atendimentos. O projeto é de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Em encontro no 61ºBIS, nesta quinta-feira (13), ficou acertada disponibilização de vinte militares para trabalhar no dia do evento. Outro encontro foi com os representantes das instituições parcerias para tratar dos ajustes finais onde eles garantiram e reafirmaram levar diversos atendimentos nas áreas da saúde, cidadania, lazer, do próprio judiciário, além de apresentações culturais.

O objetivo do Projeto Cidadão é conhecer de perto a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social e atender os principais anseios de cidadania dos moradores.

A Vila Santa Luzia é um projeto de assentamento distante 42 quilômetros do município de Cruzeiro do Sul. É consolidado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e possui aproximadamente 15 mil pessoas residentes na sede e em 37 ramais.

A diretora de Gestão Estratégica do TJAC, Socorro Machado explica que é esperado um grande número de atendimento nesta terceira edição do Projeto Cidadão.

“Para cada edição do projeto é feito todo um levantamento. A meta da nova administração é levar ações sociais para próximo da comunidade, então, o Projeto Cidadão foi retomado para cumprir essa missão. Cada edição promovida tem atendido as nossas expectativas”, disse.

Casamento Coletivo

Um dos serviços mais procurados durante o evento é o Casamento Coletivo. Uma equipe do Tribunal de Justiça esteve recentemente no local recebendo a documentação dos casais interessados em oficializar a união. A cerimônia, a ser realizada pelo juiz de Direito Cloves Ferreira, encerrará a ação.

Parcerias

Participaram da reunião no Centro Cultural do Juruá desta quinta-feira representantes da Prefeitura de Cruzeiro do Sul; Defensoria Pública; Projeto da vice- governadora “Mulher Cidadã”; Instituto Nacional do Seguro Social, Polícia Civil – por meio do Instituto de Identificação –, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – 4ª Zona;  Cartório de Registro Civil; Ministério de Trabalho e Emprego entre outros.

No dia da ação estarão presentes representantes da Prefeitura de Cruzeiro do Sul com serviços de saúde, assistência social e agricultura e os serviços da Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Instituto Nacional do Seguro Social, Polícia Civil – por meio do Instituto de Identificação –, Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A supervisora do Projeto Cidadão, Lenice Lima comentou que serão oferecidos serviços para a emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. O INSS, segundo ela, levará informações aos segurados, o Senac ofertará cortes de cabelo e serviços de embelezamentos para as mulheres e as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social levarão serviços médicos, vacinação e testes rápidos e atualizações do Bolsa família.

Estarão presentes quatro médico, dois dentistas, quatro enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem, dois fisioterapeutas e dois educadores físicos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.