Projeto Cidadão e Justiça Comunitária realizarão atendimentos na Ação Global

A edição de 2011 do projeto “Ação Global” acontece neste sábado (14) em todo o Brasil, levando à população diversos serviços essenciais e de forma gratuita. No Acre, são mais de 90 instituições envolvidas, entre elas o Tribunal de Justiça, que se fará presente por meio dos atendimentos do Projeto Cidadão e do Programa Justiça Comunitária.

Em Rio Branco, o evento será realizado no Complexo Poliesportivo do Serviço Social da Indústria (SESI), no Conjunto Manoel Julião, a partir das 7h30. Além dos tradicionais serviços de cidadania, como emissão de documentos de identidade, título de eleitor, CPF e carteira de trabalho, também serão oferecidos serviços nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura e lazer.

No evento, o Programa Justiça Comunitária realizará atendimentos de orientação jurídica e encaminhamento dos cidadãos aos órgãos do Sistema de Justiça. Já o Projeto Cidadão irá receber os pedidos de busca de certidões de nascimento, casamento e óbito emitidos nos municípios do interior do Acre ou em outros estados do país. O serviço é voltado para pessoas de baixa renda, e os documentos solicitados serão localizados e entregues posteriormente.

A equipe do Projeto Cidadão está em negociação com os cartórios da Capital, que foram recentemente privatizados. Em razão disto, os esforços estão sendo concentrados para a realização do casamento coletivo somente durante a Expoacre, prevista para acontecer no mês de julho.

Projeto Ação Global

Ação Global é um projeto do SESI e da Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população. O evento acontece uma vez por ano, num único dia, em todo o Brasil.

Através da mobilização de instituições parceiras, públicas e privadas, e da convocação de profissionais voluntários, a Ação Global forma uma rede de atendimento que oferece serviços gratuitos de documentação, saúde preventiva, educação, esporte e lazer, porta de entrada para a cidadania e todos os direitos associados a ela.

Possuir documentação básica é o primeiro passo para que o cidadão tenha acesso a uma série de benefícios concedidos pela administração pública, tal como atendimento gratuito de saúde e acesso à rede de ensino público. Neste sentido, a Ação Global tem colaborado, ao longo de suas 17 edições, para a inclusão social e o crescimento pessoal de milhões de brasileiros.

(Com informações do portal Ação Global)

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.