Projeto cidadão e Justiça Comunitária contribuem mais uma vez na Ação Global

No último sábado (22) o Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Projeto Cidadão e do Programa Justiça Comunitária, participou da 15ª edição da Ação Global em Rio Branco, e contribuiu para os mais de 38 mil atendimentos realizados durante a atividade.

O grande objetivo do evento é a promoção de um mutirão de serviços gratuitos à população, nas áreas de cidadania, educação, saúde, esporte, cultura e lazer. Seu diferencial é a forma desburocratizada, rápida e efetiva de promoção de serviços.

Neste ano, a ação promovida pelo Serviço Social do Comércio (SESI) e pela Rede Globo de Televisão agregou 94 parceiros e ofereceu 144 serviços. Durante todo sábado, o Ginásio Poliesportivo do SESI, no Conjunto Manoel Julião, recebeu 12.682 pessoas, que foram atendidas por mais de 20 mil voluntários. Ao todo, em Rio Branco foram registrados 38.128 atendimentos. Em todo o Brasil, o número de atendimentos chegou a 729.578.

O Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça participou do mutirão de serviços oferecendo orientação jurídica ao cidadão, com o registro e encaminhamento das demandas aos órgãos do Sistema de Justiça. Na Escola do SESI, a equipe de agentes comunitários organizou apresentação de filmes e teatro de fantoches para adultos e crianças, além de ministrar de palestras e oficinas sobre temas sociais para a comunidade.

O Projeto Cidadão também esteve presente com todos os seus serviços. A procura por Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e CPF só não foi maior que a habilitação para participar da cerimônia de Casamento Coletivo, uma tradição do Projeto desenvolvido há 15 anos pela Justiça Acreana.

Mais de 100 casais disseram "sim" durante a cerimônia realizada na tarde de sábado, na Ação Global. O ato foi conduzido pelo juiz de paz José Ferreira Neto e prestigiada por parentes e amigos dos noivos. A coordenação da atividade reservou neste ano algumas surpresas para os casais. Lojas e hotéis patrocinaram prêmios aos noivos, como jogos de lençol e toalha, além de noites de núpcias, com café da manhã.

Diante da expressiva procura por habilitações de casamento, superior ao número de senhas disponíveis para a Ação Global, a coordenação do Projeto Cidadão decidiu abrir uma nova lista para os interessados. Esta lista já reúne 300 casais, que irão oficializar o matrimônio na cerimônia de casamento coletivo da Expoacre, prevista para ocorrer no dia 31 de julho deste ano. 

SERVIÇO 


Projeto Cidadão – Coordenação
Prédio dos Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco
Rua Manoel Rodrigues de Souza, n° 261. Bosque.
69.908-140 – Rio Branco-AC.
(68) 3211.5362

   

Programa Justiça Comunitária – Coordenação
Prédio dos Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco.
Rua Manoel Rodrigues de Souza, n° 261. Bosque.
69.908-140 – Rio Branco-AC.
(68) 3226.3281

 

 

Leia mais:

  

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.