Projeto Cidadania e Justiça na Escola na Comarca de Feijó deve contemplar centenas de crianças

As atividades envolvem a visita de magistrados e colaboradores ao ambiente escolar para a realização de palestras educativas.

Com a perspectiva de contemplar o maior número possível de crianças, de seis unidades de ensino, teve início na segunda quinzena do mês de junho deste ano a 2ª edição do Projeto Cidadania e Justiça na Escola na Comarca de Feijó. Para o ato de lançamento, a palestrante foi a juíza de Direito Cibelle Carvalho, titular Vara Criminal daquela Comarca.

projeto_cidadania_feijo_tjac_1

Bastante prestigiado, com a participação de 97 alunos de varias séries do ensino fundamental, professores, pais de alunos e funcionários, o evento aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Municipal Pedro Mota Leitão, situada na BR-364, KM 29, trecho Feijó/Manoel Urbano, zona rural do Município.

projeto_cidadania_feijo_tjac_2

A 2ª edição do Projeto na Comarca de Feijó contará com as seguintes escolas parceiras: Escola Municipal Rural Antônio Fenelon de Oliveira; Escola Estadual Vicente Celso Brandão; Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabello; Escola Estadual José Augusto de Araújo; Escola Estadual Nânzio Magalhães; Escola de Ensino Fundamental Municipal Pedro Mota Leitão.

Os juízes de Direito Marlon Machado, titular da Vara Cível da Comarca de Feijó, Cibelle Carvalho, titular da Vara Criminal da mesma Comarca, e o promotor de Justiça Fernando Regis Cembranel serão os palestrantes da 2ª edição do Projeto Cidadania e Justiça na Escola na Comarca de Feijó.

As atividades

As atividades envolvem a visita de magistrados e colaboradores ao ambiente escolar para a realização de palestras educativas sobre o tema ‘Cidadania: Direitos e Deveres’. Em seguida, os alunos das escolas parceiras são convidados a conhecer a estrutura e funcionamento de algumas unidades estratégicas do Poder Judiciário. Além disso, os estudantes também participam da realização de atividades didático-culturais e júris simulados ao longo do desenvolvimento do projeto.

projeto_cidadania_feijo_tjac_3

O projeto

O Cidadania e Justiça na Escola está vinculado ao programa “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”, criado e implementado nacionalmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e tem por objetivo a conscientização de crianças sobre democracia, direitos e deveres, bem como sobre a estrutura e as atribuições do Poder Judiciário.

O projeto matriz foi lançado em 1993 e desde então vem sendo difundido por todo o País. A edição acreana tem como proposta primordial complementar o ensino, estabelecendo relações entre o conteúdo curricular das escolas e as atividades do Poder Judiciário no contexto do regime democrático brasileiro.

Postado em: Notícias | Tags:

Fonte: Ex. DIINS - Diretoria de Informação institucional Publicado em 03/07/2015