Projeto Cidadania e Justiça na Escola: Estudantes de Plácido de Castro debatem direitos e deveres em sala de aula

A comunidade estudantil de Plácido de Castro conheceu no dia 4 de julho o Projeto Cidadania e Justiça na Escola, promovido pelo Tribunal de Justiça, por meio da sua Escola Superior da Magistratura (Esmac).

A juíza de Direito Shirlei Menezes, titular da comarca, juntamente com sua equipe de servidores, deu início às atividades do projeto na cidade.

Nessa primeira etapa, a contemplada foi a Escola Municipal de Educação Básica José Valmir de Lima, onde cerca de 30 alunos da turma do 5º ano do Ensino Fundamental puderam conferir a palestra “Os três poderes”, ministrada pela magistrada.

O projeto será desenvolvido na comarca em cinco fases e tem previsão de conclusão em outubro deste ano.

A exemplo do que tem acontecido na Capital, o Projeto Cidadania e Justiça na Escola também foi muito bem recebido pela administração escolar e pela Secretaria Municipal de Educação de Plácido de Castro.

O professor Neri Souza, da Escola Valmir de Lima, se disse contente com a iniciativa: “estou muito feliz e emocionado com essa idéia, em mais de 20 anos de sala de aula nunca vi algo semelhante”.

Para a juíza Shirlei Menezes, a primeira palestra foi uma experiência verdadeiramente interessante. Ela destacou o interesse com que os alunos participaram da atividade, fazendo perguntas e mantendo a atenção durante todo o decorrer da palestra.

“A recepção dos alunos foi muito boa, pois eles realmente estavam esperando há muito tempo por uma atividade desse tipo. Fizeram muitas perguntas, algumas até inusitadas, mas pertinentes porque faziam parte do cotidiano deles e de suas famílias”, ressaltou a magistrada.

Shirlei Menezes informou ainda que os alunos também se mostraram ansiosos com a continuidade do programa, principalmente com as atividades externas, que incluirão visitas às dependências do Poder Judiciário no município de Plácido de Castro.como sobre a estrutura e as atribuições do Poder Judiciário.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.