Programa Começar de Novo entrega kits de cabeleireiros a reeducandos

Iniciativa que visa à sensibilização de órgãos públicos atua na promoção da cidadania e redução  da reincidência de crimes.

“Nós estamos dando a vara para vocês pescarem”, lembrou a juíza de Direito, Maha Manasfi, durante a entrega dos oito kits de cabeleireiro para reeducandos e familiares de egressos do sistema prisional.

entrega_kits_comecar_de_novo_2015_tjac_6

Os kits, compostos de poltrona lavatório, poltrona para corte de cabelos, secador e prancha foram entregues na manhã desta terça-feira (15) no Fórum da Avenida Avenida Ceará pela Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) da Comarca de Rio Branco, por meio do Programa Começar de Novo, no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (Sepnegócios), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Acre (Senac/AC).

Antes de entregar os equipamentos, a juíza Maha Manasfi, titular da Vepma e coordenadora estadual do Programa Começar de Novo, aconselhou os alunos a aproveitarem a oportunidade oferecida, “de agora em diante vocês são responsáveis por buscarem se consolidar no mercado de trabalho, por isso, não tenham preguiça, empenhem-se, ofereçam um serviço de qualidade, diferenciado. Aproveitem essa oportunidade de melhorarem suas vidas, pois agora vocês já passaram pelo curso profissionalizante, receberam o kit, estão com tudo na mão para crescerem profissionalmente”.

entrega_kits_comecar_de_novo_2015_tjac_7

Maha Manasfi também lembrou que a distribuição dos kits possibilita que os reeduncandos não se tornem reincidentes, por estar fornecendo, além de cursos profissionalizantes, os primeiros instrumentos de trabalho.

O sorteio dos kits foi realizado entre os formandos que estavam presentes, pelas mãos do pequeno Guilherme, que tirou os nomes dos alunos que foram contemplados com os kits. Assim, o Poder Judiciário Acreano promove a cidadania, procurando reduzir a reincidência de crimes ao proporcionar formação profissional e também equipar com as ferramentas de trabalho os reeducandos e familiares de egressos do sistema prisional.

O beneficiário do programa, Thalleson Almeida, um dos melhores alunos do curso de cabelereiro, ao ter sido premiado com o kit, enfatizou sua alegria, “foram seis meses de curso, batalhando, lutando, para aprendermos, nós enfrentamos dificuldades, mas temos que continuar. Por isso, o kit é um presente para nós”.

“Começar de Novo”

O programa “Começar de Novo” visa à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. O principal objetivo do programa, portanto, é promover a cidadania e assim, reduzir a reincidência de crimes.

No Estado do Acre, quem coordena o programa atualmente é a juíza de Direito Maha Manasfi. Desde 2002 são desenvolvidas ações de ressocialização com os reeducandos, por meio da Vepma, com a colaboração de diversos parceiros da esfera pública e privada.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.