Programa Cidadania e Justiça na Escola: Comarca de Assis Brasil realiza atividades culturais com alunos

A Comarca de Assis Brasil realizou na semana passada um dia inteiro de atividades culturais com os alunos das escolas públicas municipais parceiras do programa ‘Cidadania e Justiça na Escola’, promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre, através da Escola do Poder Judiciário (Esjud).

A programação incluiu apresentações musicais, paródias, declamação de poesias, além da encenação de uma peça teatral com o tema ‘Cidadania e Justiça’. O local escolhido para a realização das atividades não poderia representar melhor a Justiça no município de Assis Brasil: a sala do Tribunal do Júri.

O cronograma de atividades do ‘Cidadania e Justiça na Escola’, na Comarca teve início no dia 11 de junho, com o lançamento oficial do programa.

Em seguida, teve início uma fase de palestras para os alunos das escolas parceiras baseadas no conteúdo das cartilhas ‘Justiça em quadrinhos’ e ‘Cidadania: direitos e deveres’, no período de 14 de junho a 26 de agosto. O juiz titular da Comarca de Assis Brasil, Hugo Torquato, o promotor de Justiça Ildon Maximiano, a advogada Marly Ferreira e a oficiala de gabinete Alana Figueiredo se revezaram na realização das palestras que aconteciam sempre no próprio ambiente escolar. Durante os encontros, os alunos puderam aprender sobre noções de cidadania, direitos e deveres, além das principais atribuições e diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Já nos dias 29 e 30 de agosto, os alunos realizaram visitas guiadas às instalações do Fórum da Comarca de Assis Brasil, onde puderam conferir um pouco do cotidiano e das atividades desempenhadas pelo juiz de Direito Hugo Torquato e sua equipe de servidores.

Os alunos também foram convidados a participar de um concurso de redações com o tema ‘Cidadania e Justiça’.

“Uma experiência única de aproximação da Justiça com a população”

O juiz titular da Comarca de Assis Brasil, Hugo Torquato, se disse feliz em perceber que a comunidade escolar tem recebido com entusiasmo as atividades do programa. Para o magistrado, “é fascinante dar continuidade ao programa e perceber que os professores já confiam no caráter permanente desta intervenção e semeiam junto aos alunos o interesse pela matéria; o trabalho este ano foi ainda melhor do que no ano passado”.

Também o promotor de Justiça Ildon Maximiano ressaltou as qualidades do ‘Cidadania e Justiça na Escola’. Nas palavras do promotor, o programa representa “uma experiência única de aproximação da Justiça com a população de Assis Brasil, um município ainda tão carente e com uma presença estatal ainda deficiente”.

Exposição de desenhos

Uma das atividades dos alunos foi a realização de desenhos com o tema ‘Cidadania: direitos e deveres”.

Os trabalhos produzidos pelos estudantes estão expostos no hall do Fórum de Assis Brasil e podem ser conferidos pelos visitantes até a próxima segunda-feira (30).

Próximas atividades

Entre as próximas ações previstas no cronograma do ‘Cidadania e Justiça na Escola’ na Comarca de Assis Brasil está a realização de um júri simulado com os alunos das escolas parceiras do programa, previsto para acontecer no próximo dia 18 de outubro.

Além disso, também será anunciado, no próximo dia 26 de novembro, o vencedor do concurso de melhor redação, realizado entre os estudantes.

O programa

O programa Cidadania e Justiça na Escola foi criado no ano de 2012, nos moldes de outro importante programa, o “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”, idealizado e implementado nacionalmente pela AMB. O principal objetivo do programa é contribuir para a formação das crianças como agentes multiplicadores de saberes, capazes de absolver e replicar o conhecimento adquirido durante as palestras no âmbito familiar.

O projeto também permite aos magistrados conhecer melhor a realidade social, através da inserção qualificada no cotidiano escolar, além de proporcionar uma maior aproximação e interação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

Como material didático foram utilizadas cartilhas e vídeos educativos sobre diversos temas – Juizado Especial, Adoção, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, entre outros -, todos fornecidos pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Em Assis Brasil, participam das atividades aproximadamente 130 alunos do 5º ano das escolas Maria Ferreira e Edilsa Maria Batista.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.