Professor doutor Robert Alexy é convidado para evento realizado pelo TJAC e parceiros

Pesquisador alemão é considerado um dos maiores filósofos na área do Direito contemporâneo.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud), promove em parceria com outras instituições, um evento com uma das maiores autoridades na área do Direito. O professor PhD Robert Alexy estará pela primeira vez no Acre, no próximo dia 10.

Com o tema “Diálogos sobre Direitos Fundamentais: o Sistema de Robert Alexy”, o pesquisador alemão, que é considerado um dos mais influentes filósofos do Direito, ministrará palestra em Rio Branco. A atividade terá tradução simultânea conduzida pelo professor Rogério Nery, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que é PhD em Direitos Fundamentais pela Universidade de Paris.

O evento, dirigido ao público e convidados das instituições realizadoras, será no auditório da Unimeta Centro Universitário (Estrada Alberto Torres, 947, Bairro da Paz). Cada instituição será responsável pela distribuição de  suas vagas.  O credenciamento começa às 8 horas e a palestra às 9 horas.

“A palestra de Robert Alexy será histórica porque se trata atualmente de um dos mais renomados juristas e filósofos do Direito. O trabalho do eminente professor, notadamente a “Teoria dos Direitos Fundamentais”, é utilizado em todo o mundo democrático na interpretação de suas Constituições”, destacou o desembargador-diretor da Esjud, Roberto Barros.

Obra viva

De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a contribuição do pesquisador alemão é “valiosa e decisiva para a criação de uma cultura jurídica ‘não positivista’, bem como para a centralidade dos direitos fundamentais – e, consequentemente, da Constituição – no direito contemporâneo”.

A obra do professor Robert Alexy influenciou grandes transformações no Direito Contemporâneo, razão pela qual sua palestra em solo acreano se reveste de tamanha relevância para os profissionais da área.

Currículo

Robert Alexy nasceu na cidade alemã de Oldenburg, em 1945. Graduou-se em Direito e Filosofia pela Universidade Georg-August, de Göttingen (Alemanha). Seu PhD, defendido em 1976, rendeu o livro “Teoria da Argumentação Jurídica”, publicado em 1978 e difundido mundialmente. Em 1984, produziu outro trabalho de relevância internacional, “Teoria dos Direitos Fundamentais”, que se tornou um clássico da Teoria do Direito.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.